fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste Saúde

Morador do Jd. Santa Fé leva mercúrio para casa e contamina crianças

Um morador do Jd. Santa Fé, bairro localizado na Zona Leste de Santa Bárbara d´Oeste, levou mercúrio para sua casa. CETESB e Defesa Civil foram acionadas.

Vários moradores se assustaram com a movimentação na última terça-feira (14) de veículos da Cetesb ( Companhia Ambiental do Estado De São Paulo) e veículos da Defesa Civil que estiveram na Rua João Lopes Machado no Jd. Santa Fé, para desinfecção do local onde o mercúrio foi encontrado. O mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, conhecido desde os tempos da Grécia Antiga. Ele é muito tóxico se seu estado for gasoso.

Segundo relato de moradores vizinhos a residência, o morador trouxe um galão de 3 litros de mercúrio de seu trabalho. Várias crianças brincaram com o metal em estado líquido. Três famílias estariam contaminadas por manusear o metal, elas foram encaminhadas para o PS Afonso Ramos e se encontram em observação. A residência foi interditada.

O mercúrio pode causar tremores musculares, coceira persistente, sensação de queimação na pele, mudanças de personalidade. Estes são alguns dos sintomas do envenenamento crônico, ou seja, absorção freqüente de pequenas quantidades do elemento ou seus derivados.

Segundo um morador vizinho a residência contaminada, o morador deve ter levado o produto para sua casa na inocência.

” Ele com certeza não imaginava o perigo que estava levando para sua casa” comentou.

O restante do galão foi levado para análise pela CETESB que realizou a desinfecção do local com a Defesa Civil, porém, a reportagem do SB24Horas esteve no local e constatou que o local ainda tem muitas gotículas de mercúrio espalhadas nas calçadas e área verde localizada em frente a residência.

Veja o link ao vivo que o SB24Horas realizou com o Júnior Velozo que estava no local:

 

Após o link ao vivo realizado, vários veículos da Vigilância Sanitária apareceram no local e vão realizar exames nos moradores locais para verificar se mais moradores foram contaminados.

Foto: Júnior Velozo
Foto: Júnior Velozo

 

Episódios de Contaminação Ambiental por Mercúrio (FONTE MINISTÉRIO DA SAÚDE)

Entre os casos de contaminação ambiental por mercúrio, os episódios de Minamata e do Iraque são emblemáticos devido à magnitude dos danos provocados à saúde humana:

  • Minamata (1950-1960): oepisódio mais conhecido sobre os efeitos deletérios da exposição ao mercúrio ocorreu na Baía de Minamata, no Japão, onde uma empresa despejou toneladas de resíduos. Em virtude disso, dezenas de pessoas que se alimentaram com peixes contaminados da Baía morreram e outras centenas adquiriram deficiências físicas permanentes.
  • Iraque (década de 1970): esse episódio ocorreu devido à ingestão acidental de sementes de trigo para o plantio que haviam sido tratadas com antifúngico à base de mercúrio. Como consequência, foram registrados cerca de 7.000 casos de envenenamento por mercúrio e mais de 450 mortes.
Comentários