SB24Horas

Notícia na hora certa!

Monografia e TCC: quais as características de cada um

Entenda para qual finalidade cada um dos trabalhos possuem e como escolher entre ambos

 

Quando chegamos ao fim de uma graduação ou pós-graduação, é necessário que seja realizado um trabalho final, o que pode acabar confundindo os estudantes.

 

O TCC ou monografia, muitas vezes, são usados como sinônimos, porém, eles não significam a mesma coisa.

 

Se você está neste momento dos seus estudos, fique tranquilo. Vamos lhe explicar ao decorrer deste artigo o que significa cada um deles e quais são as suas características. Confira!

O que é um TCC?

Muito conhecido pela sigla “TCC”, o Trabalho de Conclusão de Curso refere-se a um trabalho obrigatório para todos os cursos de graduação do Brasil.

 

Ele consiste basicamente em uma atividade acadêmica que deve ser apresentada ao final da graduação ou pós-graduação, baseado em conhecimentos técnicos e científicos do estudante sobre um tema do seu curso.

 

Claramente, este trabalho precisa conter uma relação com o campo de formação, uma vez que haverá uma banca responsável por avaliar o trabalho final e sua exceção.

 

Como é um trabalho extenso, ele exige tempo e dedicação, por isso é tão comum encontrarmos estudantes nervosos e tensos quando o assunto é o Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Além da parte escrita, o aluno deverá fazer uma apresentação oral, defendendo o seu tema para a banca avaliadora, que também vai analisar a postura na apresentação oral, dominação do tema e outros aspectos.

 

Geralmente, essa apresentação possui uma duração de 15 a 20 minutos, dependendo da instituição, e também é possível realizar tal trabalho de forma individual ou em grupo.

Os tipos diferentes de TCC

Existem diferentes formas de realizar um trabalho de conclusão de curso, dependendo da situação, você pode escolher entre:

 

  • Estudo de caso, que faz referência a uma análise profunda de um problema real e prático, propondo soluções ou formas de melhorá-lo.
  • Dissertação, que se trata de um projeto de pesquisa científica, bastante apresentado em cursos de mestrado.
  • A tese também é um projeto de pesquisa científica, porém, este tipo de trabalho é mais comum em cursos de doutorado.
  • Plano de negócio é uma construção detalhada de um projeto empresarial, incluindo objetivos, riscos e análise de mercado.
  • Projetos arquitetônicos, que basicamente é a representação gráfica de uma intervenção voltada para projetos urbanos ou empresariais.
  • Projetos experimentais são trabalhos variados, podendo possuir formato audiovisual, exposição fotográfica, livros, entre outros.

 

Existem outros formatos, uma dessas formas é a monografia. Entenda mais.

O que é a monografia?

A monografia é considerada um tipo de trabalho de conclusão de curso mais comum nas faculdades. A principal diferença entre ambos é o modo pelo qual o trabalho é apresentado.

 

A monografia trata-se de um trabalho científico, usado para debater e analisar um tema específico de forma profunda.

 

Esse tipo de trabalho possui além de um tema mais profundo, os principais objetivos, situações problemas, fundamentações teóricas, análises, resultados e as considerações finais do assunto.

 

Por ser um tipo de trabalho que exige tempo e dedicação para ser feito, é ideal que o estudante comece o seu planejamento com bastante antecedência.

 

Além de possuir diversas etapas para serem cumpridas, o estudante precisa se preocupar com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que são regras referentes à estrutura dos parágrafos, fontes, imagens entre outros.

 

Assim como outros tipos de trabalhos de conclusão, a monografia também deve ser apresentada para uma banca avaliadora, onde o estudante faz um resumo do seu trabalho durante 15 ou 20 minutos.

Como escolher o formato do seu trabalho de conclusão

Antes de tudo é preciso saber que qualquer que seja a modalidade do seu projeto final, ele precisa ter familiaridade com o seu curso e tema.

 

Você pode escolher quaisquer tipos de TCC que já mencionamos aqui, mas é importante que você tenha familiaridade com o que você irá escolher, tanto no que diz respeito ao formato, como em relação ao tema.

 

Isso lhe auxilia na hora de estudar e estruturar o seu trabalho. Uma boa dica antes de começar é fazer um mapa mental, dividindo todos os tópicos que você precisará abordar no artigo.

 

Outra dica que também pode determinar como o seu trabalho seguirá é a escolha do seu orientador. Este professor vai lhe guiar por toda essa jornada, portanto, garanta que vocês possuam certa afinidade, ou pelo menos, uma boa relação.

 

O tema, como já citado, pode ser um assunto no qual você possui afinidade também, mas que seja um conteúdo que gere interesse e tenha relevância no seu curso.

 

Ainda na escolha do tema, procure saber o que já foi ou está sendo produzido sobre ele, para evitar trabalhos repetitivos.

 

Lembre-se de que, se escolhida a monografia, você precisa respeitar a estrutura que essa modalidade de trabalho solicita. Você poderá investir em cursos online para lhe auxiliar nas principais regras para adequar o seu trabalho.

 

Há diversos tipos de cursos na internet que ajudam no desenvolvimento do seu trabalho, escolha o ideal para você e para o formato escolhido.