Moda sustentável expressa comportamento consciente e contemporâneo do consumidor

Docente do Senac Limeira explica qual o conceito dessa tendência e as possibilidades de negócio e empregabilidade no mundo do trabalho

 

A cada troca de estação, as vitrines das lojas ganham novos produtos que atraem a atenção dos consumidores. O desejo de comprar é quase inevitável, principalmente para os fashionistas. Mas, atualmente, há um compromisso com o consumo consciente e o uso racional dos recursos naturais no processo de produção, destacando no mercado a preferência para marcas que defendem a sustentabilidade.

É o que explica Mylena Arruda, docente do curso Técnico em Produção de Moda do Senac Limeira: “Esse novo perfil de consumidor expressa um comportamento contemporâneo. Estamos vivendo um período de transformações sociais, focado em atitude reciclável, o que favorece práticas como o slow fashion – um movimento que possibilita a reflexão frente à prática do  consumismo e às suas consequências na moda –e o upcycling – processo que utiliza o material de peças, tecidos, entre outros, para recriar novos produtos e acessórios”.

O assunto está tão em alta no mercado. Inclusive no último ano, aconteceu a primeira semana de moda sustentável do país. “Em 2017, tivemos a Brasil Eco Fashion Week, em São Paulo. No evento, grandes nomes e estilistas da indústria da moda estiveram presentes e debateram o tema”, lembra a docente.

O principal conceito dessa tendência é repensar a cadeia produtiva, respeitando o meio ambiente em todas as etapas de produção. Desde o desenvolvimento da matéria-prima, até os serviços mais avançados de distribuição, explica  Mylena. “Quando o produto chega ao mercado, essas premissas são reforçadas por um apelo ao consumo consciente e uma vida útil mais prolongada do produto.”

Essa reestruturação mercadológica é uma grande oportunidade para o mundo do trabalho da área de moda, por estar em constante evolução. “Há muitas possibilidades para negócio e empregabilidade, beneficiando os mais diversos nichos do setor e gerando rentabilidade financeira”, diz a docente.

Qualificação na área

Atento às novas tendências do setor, o Senac Limeira oferta o curso Técnico em Produção de Moda, previsto para iniciar  no dia 10 de setembro. Na qualificação entre os diversos conteúdos trabalhados, os alunos aprenderão sobre a história da moda, atualidades sobre o mundo fashion, pesquisa de tendências nos diferentes cenários, a consciência sustentável e o uso de materiais alternativos. E ainda, aprenderão a criar mensagens por meio da imagem, organizar eventos como exposições e desfiles, além de definições de imagem da moda.

Para os interessados, as inscrições para a formação técnica pode ser  realizada no Portal Senac: www.sp.senac.com.br/limeira. No endereço também é possível conferir outros cursos ofertados pela unidade.

 

Serviço:

Técnico em Produção de Moda

Data: 10 de setembro de 2018 a 1º de dezembro de 2019

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

Endereço: Rua Quadros Sobrinho, 1 – Centro – Limeira/SP

Informações: www.sp.senac.br/limeira

 

Julho/2018

Comentários

Notícias relacionadas