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Mobilidade urbana ou marketing político?

Foto Arquivo: Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, realizado em Holambra.

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Fala de Celso Avila sobre Denis Andia destaca obras em Santa Bárbara e levanta questionamentos sobre alinhamento político.

 

Por Dennis Moraes

Ontem, durante discussão sobre um projeto que entrou de última hora na sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Oeste, realizada no dia 12 de agosto de 2025, o vereador Celso Avila fez declarações públicas que chamam atenção pela forma desmedida com que elogia o secretário nacional de Mobilidade Urbana do governo Lula, Denis Eduardo Andia, ex-prefeito de Santa Bárbara e futuro pré-candidato a deputado federal. Segundo Avila, Andia estaria disposto a intermediar soluções para a ponte do Jardim São Marino, destacando suas habilidades em “quebrar tabus” e citando como referência sua atuação na execução das pontes que ligam São Joaquim à Vila Rica e ao Batagim.

Durante sua fala, Avila agradeceu explicitamente a participação de colegas vereadores, como Juca Bortolucci, Carlos Fontes, Corá, Arnaldo, Isaac, Paulo Monaro e Wilson de Engenharia, reforçando que a comitiva teria como objetivo acelerar o andamento de obras essenciais para o município. Ainda segundo o vereador, com o apoio de Andia, seria possível avançar de forma mais célere na questão da ponte do Jardim São Marino, retomando obras que afetam diretamente a mobilidade e segurança dos cidadãos.

Embora o reconhecimento de autoridades seja natural, o elogio exagerado e quase reverencial de Avila levanta questionamentos sobre a postura de alguns representantes públicos ao exaltar nomes ligados a futuros projetos eleitorais. A atuação de Denis Andia em obras de infraestrutura é reconhecida, mas o excesso de adjetivos e a narrativa de “salvador das pontes” pode gerar uma percepção de alinhamento político antecipado, ainda mais em um contexto pré-eleitoral.

Além disso, é importante destacar que a solução de problemas estruturais de Santa Bárbara envolve não apenas interlocução com ex-prefeitos e autoridades federais, mas também planejamento municipal, execução técnica e fiscalização constante. A atuação de vereadores e lideranças políticas precisa equilibrar reconhecimento e responsabilidade, evitando personalismos que desviem a atenção do interesse público.

 

O episódio serve como alerta para a população: obras importantes, como a ponte do Jardim São Marino, devem ser acompanhadas de perto por todos os agentes públicos, sem depender exclusivamente de figuras carismáticas ou ex-prefeitos. A mobilidade urbana é um direito coletivo, e sua gestão exige transparência, planejamento técnico e participação cidadã.

Enquanto isso, resta à sociedade observar como o cenário político evolui e como declarações como as de Celso Avila podem influenciar o debate local, lembrando sempre que a prioridade deve ser a eficiência e segurança das obras, e não a construção de narrativas políticas individuais.

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Feirante e Diretor de Jornalismo do SB24Horas. Acesse: dennismoraes.com.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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