18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Mitos e verdades sobre flacidez abdominal

Viih Tube está sendo elogiada nas redes sociais por mostrar a realidade da maternidade dela. A influenciadora mostrou, sem medo, a flacidez abdominal ocasionada pela gestação. E ela não é a única que tomou a atitude de mostrar às seguidoras que todo mundo passa por dificuldades após a gestação. MC Loma e Isa Scherer são outras famosas que exibiram a realidade delas após terem bebês. “A gestação é uma das principais causas de flacidez abdominal na mulher, porém existem outras condições que podem levar à flacidez do abdome como por exemplo: perdas de peso importantes após a reeducação alimentar, grandes […]
Compartilhe essa notícia!

Viih Tube está sendo elogiada nas redes sociais por mostrar a realidade da maternidade dela. A influenciadora mostrou, sem medo, a flacidez abdominal ocasionada pela gestação.

E ela não é a única que tomou a atitude de mostrar às seguidoras que todo mundo passa por dificuldades após a gestação. MC Loma e Isa Scherer são outras famosas que exibiram a realidade delas após terem bebês.

“A gestação é uma das principais causas de flacidez abdominal na mulher, porém existem outras condições que podem levar à flacidez do abdome como por exemplo: perdas de peso importantes após a reeducação alimentar, grandes emagrecimentos após uma cirurgia bariátrica e finalmente a flacidez decorrente do processo natural de envelhecimento”, explica o cirurgião plástico Dr. Regis Milani, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirugia Plástica.

Independente de qual for a causa do abdômen estar flácido, não dá pra conviver com a falta de autoestima decorrente do volume aumentado da barriguinha.

O cirurgião explica alguns mitos e verdades sobre o problema.

*A alimentação influência na flacidez da região abdominal?*

Verdade. Uma dieta rica em industrializados, açúcares e álcool colabora para o acúmulo de gordura na região abdominal, fazendo com que a pele e a parede muscular do abdômen se distendam.

*Para corrigir o problema a lipoaspiração é a cirurgia indicada?*

Mito. Na verdade, a lipoaspiração pode levar até à um aumento da flacidez da pele do abdômen. Na maioria dos casos a cirurgia indicada para tratar flacidez na região abdominal é a abdominoplastia.

Essa cirurgia promoverá não só a eliminação da pele excedente, mas também irá tratar o afastamento dos músculos da parede abdominal.

*Exercícios físicos podem eliminar a flacidez sem a necessidade da cirurgia?*

Mito. A prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada são a forma ideal de evitar que a barriga fique flácida. Mas, uma vez que a pele abdominal já se tornou muito flácida, somente a abdominoplastia irá resolver o problema de forma definitiva.

*A flacidez abdominal pode voltar?*

Verdade. É importante salientar que tratamentos estéticos e até mesmo os cirúrgicos não impedem que a flacidez na barriga volte a ocorrer. Logo, o tratamento deve ser combinado com exercícios físicos e alimentação correta. Caminhadas regulares ajudam a evitar o acúmulo de gordura na circunferência abdominal e colaboram para impedir a recidiva do problema.

*A cicatriz da abdominoplastia é grande?*

Depende! A cicatriz da abdominoplastia fica localizada na região inferior do abdome, como a da cesareana. O tamanho da cicatriz irá depender do grau de flacidez do abdômen: quanto mais pele flácida ele tiver maior será a extensão do corte. Podendo variar desde uma cicatriz pouco maior que uma cesárea até uma cicatriz que vai de um lado ao outro da pelve. De qualquer maneira, ela é facilmente encoberta por roupas íntimas e trajes de banho de praia.

*A barriga flácida é inevitável após a gestação?*

Mito. Os médicos recomendam que para evitar a flacidez do abdômen a mulher engorde entre 9 a 12 quilos durante o período gestacional.

¥Oscilação de peso pode ocasionar flacidez na barriga?*

Verdade. Grandes ganhos de peso levam à um aumento do volume abdominal e consequentemente à uma distensão da pele e dos músculos abdominais que não serão mais capazes de retrair completamente durante um eventual processo de emagrecimento.

*Fazer abdominais pode eliminar o problema?*

Mito. A atividade física, incluindo as abdominais, podem levar à uma perda de gordura e ao aumento do tônus da musculatura abdominal, mas jamais serão capazes de eliminar a pele flácida. Infelizmente a pele excedente não é eliminada com exercícios abdominais, como muitas mulheres pensam.

A gordura pode ser eliminada por meio dos exercícios aeróbicos, como correr, pedalar e caminhadas mais longas. O tônus da parede muscular do abdômen pode ser recuperado através de exercícios abdominais. Já para retirar a flacidez moderada ou grave da pele, será necessário recorrer a uma cirurgia plástica.

*Os cremes podem evitar a flacidez?*

Verdade. Os cremes para flacidez de pele funcionam bem quando usados como forma de prevenção, ou seja, quando a flacidez ainda não está presente, ou se encontra em pequeno grau. Por isso, o melhor é usar cremes para evitar que a barriga fique flácida, mas não como forma de tratamento.

*Quem está com a barriga flácida pode voltar a ter um abdômen definido?*

Verdade ! Será necessário para isso que sejam tratadas as 3 camadas da parede abdominal de forma adequada:

A camada muscular, através de exercícios físicos para hipertrofia e do tratamento cirúrgico da diástase (afastamento) dos músculos abdominais caso presente.

A camada gordurosa através do emagrecimento com uma dieta equilibrada e exercícios aeróbicos e eventualmente através de uma lipoaspiração de alta definição.

E finalmente a camada cutânea através de tratamentos estéticos (como os bioestimuladores de colágeno) para graus muito leves de flacidez ou através dos diferentes tipos de abdominoplastia para os casos moderados e graves de flacidez de pele.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!