25 de abril de 2024

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Métricas operacionais e sua importância no marketing de conteúdo

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As métricas operacionais são muito importantes para analisar os resultados de maneira eficaz. Aliás, elas são necessárias para que as marcas possam validar seus esforços em marketing digital.

Isso porque, trabalhar com marketing pela internet pode parecer muito simples num primeiro momento, no entanto, é necessário saber conduzir as mensagens para conseguir atrair o público e convencê-lo de uma compra.

Apesar de não ser difícil, o marketing digital conta com alguns elementos estratégicos que são fundamentais para o sucesso das ações. E é aqui que entram as métricas que avaliam as ações em marketing tomadas por uma empresa.

É vital para o sucesso das campanhas que as métricas sejam testadas e acompanhadas. Mas existem várias delas e é necessário conhecê-las para saber a quais dar prioridade.

Mais do que isso, a mensuração de ações e resultados deve ser aplicada para trazer melhorias às campanhas e também ser usada para orientar a produção de conteúdo.

Dessa forma, as marcas conseguem fazer campanhas mais direcionadas, que atraiam o público-alvo e o agradem. Com isso, fica muito mais fácil promover uma empresa e conquistar os resultados que ela deseja em seu mercado de atuação.

Principais métricas do marketing

Dentre as principais métricas do marketing digital estão:

Métricas de atração

Aqui, o objetivo vai além de saber o número exato de pessoas que chegam até os canais usados, por exemplo, por uma empresa que ofereça curso segurança do trabalho.

O importante é entender como usar as informações para atrair cada vez mais visitantes. Para isso, é necessário avaliar métricas como:

Número total de visitas

Ao ser usada com outras métricas, o número total de visitas ajuda a entender a capacidade que a marca tem de atrair seu público. Para isso, basta usar uma ferramenta de análise e observar os relatórios.

Número de visitantes recorrentes

Trata-se de uma métrica mais específica que leva em conta os visitantes que voltaram à página da marca. E quanto mais pessoas voltam melhor é, porque significa que o conteúdo está agradando.

Também é possível observar quais ações são mais comuns entre os visitantes, o que permite saber exatamente o que está fazendo eles voltarem.

Por exemplo, se a maior parte das visitas está sendo direcionada ao blog de fabricantes de fios e cabos elétricos, significa que o conteúdo é o que está agradando.

Para saber esses resultados, só é preciso observar os relatórios da ferramenta usada, juntamente com o total de acessos.

Métricas de Conversão

Quanto mais visitantes uma empresa atrair para seus canais, maiores serão as chances de ela converter seus leads em clientes.

Só que, além de ter um alto índice de visitas, é necessário usar bons mecanismos de conversão. Para saber mais sobre eles, algumas métricas de conversão importantes são:

Bounce rate

Trata-se da taxa de rejeição que remete a quantas pessoas saíram do site na mesma página em que entraram, sem se interessar por outros conteúdos.

Essa métrica é importante porque ela mostra quais são as fraquezas do site, se tem navegação ruim, dentre outras possibilidades.

Algumas das práticas que podem ser melhoradas após a análise dessa métrica é posicionar melhor o CTA na página. E para calcular o bounce rate, basta usar uma boa ferramenta.

Total de conversões

Converter é um dos principais objetivos das estratégias de marketing digital, por isso, é importante acompanhar o total de conversões.

Quando o número está baixo, é necessário identificar os problemas que estão afastando os visitantes, que podem ser um website mal projetado ou, até mesmo, um conteúdo insuficiente.

O Google Analytics é uma das ferramentas que permitem definir metas e acompanhar o alcance delas. Com isso, uma empresa de rolamentos, por exemplo, consegue selecionar seus pontos de conversão e observá-los.

Métricas de receita

Mesmo quando os leads se transformam em clientes, é importante continuar observando algumas métricas para saber se os investimentos estão tendo um bom retorno. Algumas das principais métricas para saber disso são:

Custo de aquisição por cliente

O CAC serve para mostrar quanto uma empresa gasta, em média, para conquistar um novo cliente. Isso é importante porque os esforços em marketing nunca devem esgotar os recursos da marca.

Para saber o valor do CAC é necessário somar as despesas com marketing e compará-los com os resultados conquistados.

Lifetime Value

Para saber se o investimento feito está muito alto é necessário compará-lo ao LTV. Este consiste em quanto dinheiro uma fabricante de peças agrícolas precisa gastar com cada cliente pelo tempo médio que ele compra com ela.

Para calculá-lo é necessário saber o ticket médio e a taxa de abandono dos clientes, para saber por quanto tempo os clientes usam os produtos de uma empresa.

Portanto, basta multiplicar o ticket médio mensal pelo tempo de permanência do cliente.

Como usar as métricas para melhorias?

A análise de métricas não serve apenas para que a empresa saiba como estão suas estratégias de marketing, mas, também, para serem transformadas em melhorias. Algumas possibilidades são:

  • Entender o cliente;
  • Aperfeiçoar a comunicação;
  • Melhorar o investimento de recursos;
  • Otimizar o planejamento.

Por meio das métricas, a empresa consegue saber com quem ela está falando ou com quem quer falar. Isso porque é possível entender as preferências do cliente, suas necessidades, linguagem que usa e como se comunicar com ele.

Com isso, empresas de içamento em SP, por exemplo, conseguem compreender as chamadas que geram mais conversões, formatos de anúncios que atraem, quais plataformas usar etc.

As métricas ajudam as marcas a trabalhar melhor os produtos que mais chamam a atenção, investindo em seus processos e mercadorias.

Os investimentos se tornam mais seguros, com isso, as empresas investem nas estratégias que dão mais resultados e melhorá-las cada vez mais.

Por fim, é possível aplicar as métricas nas melhorias de planejamento, direcionando-o a tudo aquilo que está dando certo. Com isso, campanhas podem ser alteradas, melhorando os resultados instantaneamente.

Como usar as métricas para produzir conteúdo

As métricas de conteúdo mostram quando, onde, como e que tipo de conteúdo as pessoas estão consumindo. Ao acompanhá-las, é possível aplicá-las e orientar a produção dos materiais que serão veiculados pela empresa. Por exemplo:

Blogs ou sites

Essas métricas mostram a quantidade de visitas na página, visitas únicas e também o tempo que cada visitante permaneceu na página.

Com isso, as empresas de usinagem em SP podem produzir seus conteúdos de acordo com aqueles que mais agradam os visitantes e que os fazem voltar.

E-mail

Essa métrica vai mostrar a taxa de abertura dos e-mails, com base nas informações, as marcas podem disparar seus conteúdos nos melhores horários e abordando o tipo de assunto que mais chama a atenção dos contatos.

Mídias Sociais

Essa métrica mostra o engajamento dos seguidores com as postagens da marca nas redes sociais. Ela pode ser aplicada para que os conteúdos postados sejam do agrado desses seguidores.

Por meio de conteúdos baseados naquelas que geram maior engajamento nessas plataformas, uma empresa de aluguel de caminhão munck consegue direcionar um número maior de pessoas para seu blog ou site.

Outras métricas importantes são as de produção. Por meio delas, as empresas conseguem definir o melhor tempo para publicar conteúdos. Com isso, consegue definir um ritmo de publicação que acompanhe o público.

Ao aplicar essa métrica, a empresa evita tanto o excesso de postagens quanto a ausência de novas publicações no site, blog, redes sociais, etc.

Palavras-chave

É importante que as empresas saibam quais são os termos mais usados pelo público, para que possam empregá-los nos conteúdos e atrair mais visitantes.

Por meio dessa métrica, uma fabricante de compressores de ar, por exemplo, pode definir termos para incluir nos conteúdos, como peças para compressor de ar.

Se este é um assunto bastante procurado por seu público, é necessário aplicá-lo nos textos, vídeos e outros materiais, para que as pessoas possam encontrá-la com mais facilidade, atraindo leads e aumentando as visitas nas plataformas que usa.

Conclusão

As métricas são muito importantes para que uma marca possa medir a efetividade de suas campanhas, e, até mesmo, saber o grau de relevância de suas ações para seu público-alvo.

Isso permite que ela trabalhe campanhas mais direcionadas, uma vez que no marketing digital tudo deve ser direcionado ao público certo para que os resultados realmente apareçam.

Além de ter mais sucesso em suas campanhas, as empresas conseguem impactar um público maior e formado por pessoas que realmente tenham interesse naquilo que a marca faz.

Assim, a empresa conquista seu espaço como marca e mostra para o público que tem a solução que ele precisa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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