18 de maio de 2024

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Metodologia de ensino explora criatividade no aprendizado do inglês

Criança escrevendo na lousa

Criança escrevendo na lousa

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A aprendizagem criativa é uma abordagem pedagógica que tem explorado a criação de ambientes educacionais mais criativos, relevantes e lúdicos. No contexto de cursos de língua inglesa para crianças, por exemplo, a metodologia auxilia no desenvolvimento de competências socioemocionais a partir de programas que utilizam o idioma para permitir um aprimoramento da língua. 

 

Os educadores envolvidos são capacitados para estimular nos pequenos a busca por conhecimento de forma autônoma, o processo mental de geração de novas ideias e o pensamento crítico e empático. As atividades costumam ser semanais, com momentos direcionados às tarefas de casa, recreio e atividades em inglês com crianças e jovens de faixas etárias diversas, trabalhando em conjunto numa perspectiva da aprendizagem entre pares.

 

Conforme ressaltado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), o método foi originalmente proposto por Mitchel Resnick, do MIT Media Lab, e é baseado no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT. Os fundamentos da abordagem foram inspirados nas ideias de pensadores como Piaget, Montessori e Paulo Freire. 

Construir coisas melhora o aprendizado 

 

A aprendizagem criativa é pautada em quatro pilares principais, chamados de “4 Ps”. Eles incluem projetos, paixão, pares e pensar brincando. A ideia central da metodologia, segundo a RBAC, é que o aprendizado se concretiza de modo mais eficiente quando há a oportunidade de construir elementos significativos para o estudante, seja um programa de computador, um poema ou um carrinho de brinquedo. 

 

A proposta é que o processo, de maneira livre e descontraída, se desenrole por meio do incentivo ao intercâmbio de ideias entre as pessoas e à exploração de conceitos e materiais envolvidos em cada projeto. A RBAC identifica também o que chamam de quinto “P”, o de propósito, que as iniciativas se tornem cada vez mais relevantes e enriquecedoras, na medida em que vão além do crescimento individual e trabalham o aprendizado no contexto cultural, ambiental e social.

 

Segundo os especialistas, na prática, essa metodologia busca incentivar relações pessoais em um ambiente favorável à criatividade e à imaginação. Para isso, são propostas abordagens inovadoras na construção e transmissão do conhecimento, com o aluno assumindo um papel central.

 

Por meio de métodos pedagógicos dinâmicos, os estudantes são encorajados a participar do processo de ensino-aprendizagem e a assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Assim, os alunos são convidados à participação, à colaboração e ao desenvolvimento de habilidades práticas relevantes para enfrentar os desafios da atualidade.

 

Métodos dinâmicos e inovadores no ensino de inglês para crianças, por exemplo, incluem projetos criativos, jogos educativos, uso de recursos online, aprendizagem cooperativa, atividades práticas em sala de aula, uso de aplicativos para simulações e storytelling. Essas estratégias buscam criar um ambiente que estimule e desenvolva habilidades linguísticas de forma interativa e divertida.

Benefícios da aprendizagem criativa englobam perspectivas profissionais e pessoais

 

A Khan Academy – organização sem fins lucrativos de apoio a professores que querem incentivar a aprendizagem criativa – elenca os benefícios da abordagem para a vida dos alunos e professores. A possibilidade de desenvolver uma mente curiosa é a primeira vantagem mencionada, já que as formas não convencionais de ensino despertam a atenção dos jovens e das crianças. 

 

O estímulo à resolução de problemas também é indicado como um benefício da metodologia. Isso porque, a partir do momento em que os estudantes se tornam mais imaginativos, podem lidar melhor com situações em que não saibam a resposta para alguma questão ou situação, adotando uma postura investigativa e aberta a novas soluções. 

 

Segundo a Khan Academy, por tornar o processo de aprendizado mais envolvente e divertido que o tradicional, a metodologia também contribui para um aumento significativo no engajamento e na motivação dos estudantes. Isso porque a exploração dinâmica de novos conceitos incentiva o interesse genuíno no aprendizado.

 

Nesse sentido, a colaboração e a comunicação são igualmente incentivadas por meio de atividades realizadas em grupos. A ideia, conforme a academia, é não apenas desenvolver habilidades importantes de trabalho em equipe, mas também promover competências socioemocionais, como pensamento crítico, empatia, expressão pessoal e resiliência. 

 

A preparação dos alunos para enfrentar desafios no mundo real também é apontada como um dos benefícios do método, porque as habilidades adquiridas, como comunicação assertiva, resolução de problemas, colaboração e a própria criatividade são altamente relevantes em um ambiente profissional em constante mudança e cada vez mais competitivo.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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