Manifestações contra o preço das passagens e por melhor qualidade do transporte público acontecem em grandes e pequenas cidades nesta quinta-feira por todo o Brasil
Mesmo após as duas capitais mais populosas do País revogarem os aumentos nas passagens do transporte público nesta quarta-feira (19), a quinta-feira (20) de protestos por todo o País está mantida. As manifestações estão marcadas para as principais capitais – pelo menos 10 já reduziram suas tarifas – e também ocorrerão em diversas cidades menores em quase todos os Estados.
Em São Paulo, onde a passagem voltará a custa R$ 3,00 a partir de segunda-feira, haverá um ato de comemoração pela conquista alcançada pelo movimento que levou mais de 50 mil pessoas às ruas por duas vezes nesta semana. A concentração será na praça do Ciclista, na região da avenida Paulista, às 17h.

No Rio, embora a prefeitura e o governo também tenham anunciado a redução das tarifas, ativistas promoverão um novo protesto. A concentração será às 17h em frente à igreja da Candelária e os manifestantes devem seguir pela avenida Presidente Vargas em direção à sede administrativa da prefeitura, situada na própria via. Ali, os manifestantes pretendem fazer vigília durante a madrugada.
Outras capitais brasileiras também terão seus atos durante o dia. Em Salvador, a manifestação será às 14h e pretende ir do Campo Grande à Arena Fonte Nova. Em Porto Alegre, o bloco de luta pelo transporte público se reúne às 18h, em frente à prefeitura, no centro.
Também está confirmado um protesto em Florianópolis em defesa de um transporte público de qualidade. A saída será no Ticen, no centro, às 18h. Em Maceió, na capital alagoana, a concentração da manifestação ocorre na praça Centenário, às 16h.
Na Paraíba, o ato “João Pessoa avante: pela redução de tarifas e transporte público de qualidade”, será às 16h, com saída no Lyceu Paraibano. O protesto na capital pernambucana pelo transporte público de qualidade e redução das passagens também será as 16h, na rua Derbi, no Recife. O protesto também acontece em Palmas, capital do Tocantins, contra o monopólio do transporte público.
Interior de São Paulo
Cidades do interior de São Paulo, como Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Americana, terão manifestações contra os preços das tarifas de ônibus. Em Campinas, a passeata, que está marcada para sair às 17h do Largo do Rosário, deve contar ainda com a participação de movimentos contra a proposta de “cura gay” aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Fonte: IG