Mensagens marcam ‘setembro amarelo’ na IBE-FGV

Campanha interna encabeçada pelo RH e Comunicação visa quebrar o tabu sobre o assunto

 

 

Esta terça-feira, 25, foi diferente nos departamentos nas unidades da escola de negócios IBE-FGV nas cidades de Campinas, Piracicaba, Americana e Jundiaí.

 

Os colaboradores foram surpreendidos com mensagens de ânimo e incentivo coladas com post-its em suas mesas. A hashtag setembro amarelo identificou o motivo: é o mês de prevenção do suicído.

 

“As mensagens manuais escritas em bilhetes adesivos teve o objetivo de quebrar o tabu sobre o assunto e trazer a discussão para nosso ambiente”, explicou a gerente de RH, Haluana Castro.

 

Para ela, uma mensagem pode não evitar uma tragédia, mas pode provocar um alerta. “Pensamos em chamar a atenção para o problema através de uma ação simples, mas com um fim poderoso, que é fazer as pessoas se abrirem, conversarem, tocarem no assunto”, afirmou.

 

Setembro amarelo

Falar é a melhor solução. Este é o tema da campanha do CVV (Centro de Valorização da Vida) idealizador do setembro amarelo, o mês da prevenção do suicídio, desde 2015.

 

De acordo com o CVV, é um problema de saúde pública que se vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas