fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Mensagem inofensiva em seu computador ou smartphone pode esconder uma praga virtual


Docente do Senac Americana dá dicas para prevenir e remediar

os danos que elas podem causar nos equipamentos

 

Às vezes, aquela mensagem parece inofensiva e a tentação de abri-la é tão grande que o usuário não se dá conta do problema que isso pode causar. Problema que é conhecido por vários nomes: vírus, pragas virtuais, malwares e cavalo de troia. Mas, seja qual for a nomenclatura dada, o dano que causam será o mesmo. Quando se instalam em celulares, pen drives, notebooks, tablets e redes de computadores os usuários começam a ter dores de cabeça.

Giovan Barreira, docente da área de tecnologia da informação do Senac Americana, explica que a maioria dos vírus é desenvolvida com o objetivo de roubar imagens, contatos, relatórios de navegação na web e até informações bancárias. Mas atualmente existem outros, que visam forçar a utilização de um determinado serviço no navegador, vírus para transformar o computador em servidor de e-mails falsos, daí por diante.

“Uma técnica muito comum utilizada é via e-mails falsos de bancos ou se passando por alguma outra instituição séria. A vítima clica no link e sem perceber instala um malware. Outra forma é baixando e instalando aplicativos piratas”, ressalta.

 

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o vírus que atinge os dispositivos eletrônicos gera os mesmos sintomas de uma doença comum. Primeiro, o cansaço aparece, ou seja, o aparelho começa a ficar lento, demora para abrir arquivos e trava.  Os sinais vão piorando e só se resolvem com tratamento medicamentoso. “Existem vírus para smartphone com a intenção de esgotar a bateria, outros apagam arquivos, outros ainda podem capturar a câmera e filmar o usuário mas, de forrma geral, a maioria causa algum tipo de prejuízo”, acrescenta o docente.

 

Por isso, de acordo com Giovan, o ideal é se precaver e deixar computadores, celulares e tablets protegidos contra invasões. Outra dica é manter o sistema operacional, navegador da internet e plugins sempre atualizados. “A melhor forma de prevenir a ocorrência de vírus é pelo comportamento: sempre utilizar apenas aplicativos originais; manter o antivírus sempre atualizado e, mais importante, o usuário é a peça chave, por isso nunca acessar sites com conteúdo suspeito, nunca abrir e-mails falsos, evitar ler mensagens de fontes desconhecidas e, novamente, nunca utilizar ou instalar programas piratas em seu computador, tablet ou smartphone”, completa.

 

Para os interessados em aprender a fazer manutenção, instalar e configurar redes e também a desenvolver sistemas, websites e plataformas digitais, o Senac Americana está com inscrições abertas para os cursos Técnico em Informática e Técnico em Programação de Jogos Digitais. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3621-1350.

 

A unidade também oferece cursos de curta duração na área de tecnologia da informação, com início em março e abril. A programação completa pode ser acessada no Portal Senac www.sp.senac.br/americana.

 

Serviço

Técnico em Informática

Data: 4 de abril de 2016 a 13 de março de 2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30

 

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Data: 11 de agosto de 2016 a 21 de fevereiro de 2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Informações

 

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Doutor Angelino Sanches, nº 800

Informações: www.sp.senac.br/americana ou telefone (19) 3621-1350

 

Comentários

Dennis Moraes