Saúde Variedades 

MELANCIA: TODOS OS BENEFÍCIOS DESSA FRUTA INCRÍVEL

A melancia é uma das melhores frutas para quem quer emagrecer. Por conter altas doses de potássio e de magnésio, além de ser quase 100% água, é conhecida por ser um poderoso diurético. Saudável e capaz de reduzir a retenção de líquidos, ajuda em diversas dietas e reformulações alimentares.

Mas nem todo mundo sabe quais são os demais benefícios da melancia. Por isso explicamos abaixo que além do sabor adocicado da melancia, ela pode proporcionar ganhos interessantes ao seu organismo e ao seu corpo.

  1. Fortalece os ossos

A tendência de todas as pessoas é perder a densidade óssea conforme vai envelhecendo. Isso é ainda mais recorrente em mulheres, visto que na menopausa a quantidade de cálcio perdida é enorme!

Mas a melancia é benéfica nesse sentido, visto que contém bastante cálcio em sua composição. Portanto é importante que sua ingestão seja realizada desde a juventude, para dar um suplemento natural desse mineral.

  1. Ajuda a normalizar a digestão

Não é à toa que se come melancia e abacaxi depois de um churrasco. A melancia é altamente fibrosa, além de ser composta por cerca de 92% de água. Isso faz com que o trânsito intestinal seja fluido e sem quaisquer problemas.

  1. Melhora o sistema imunológico

Comer melancia fortalece as defesas do corpo. A grande responsável por isso é a vitamina C, que redobra a capacidade do organismo de se defender. A ingestão diária dessa fruta e de outras, como a laranja, a acerola e o limão, podem evitar gripes e resfriados em todas as épocas do ano.

  1. Desincha e auxilia na perda de peso

A melancia, como já mencionado, é um dos alimentos mais diuréticos que existem. Ao lado do abacaxi e do pepino, desincha a barriga e evita aquela sensação de mal-estar após ingerir comida demais.

Nesse sentido, por desinchar o corpo, pode ser de grande ajuda na perda de peso. Claro que sozinha não faz milagres, mas contribui beneficamente nesse sentido.

  1. É um protetor solar natural

O consumo regular de melancia fornece licopenos para o organismo. Os licopenos são antioxidantes naturais, responsáveis, entre outras coisas, por evitar que o sol queime a pele humana.

De modo algum isso significa que basta comer muita melancia para evitar queimaduras solares. Jamais abandone o protetor solar e o filtro solar, independente da sua alimentação.

  1. Pode diminuir a pressão arterial

Potássio, magnésio e água são três elementos que juntos são capazes de diminuir o estresse causado pela pressão arterial elevada. Aliás, eles ajudam a aliviar a tensão das artérias, o que reduz de forma paliativa os sintomas dessa doença.

Riscos do consumo exagerado da melancia

Uma xícara e meia de melancia fornece 13 miligramas de licopeno, mas o máximo por dia que um ser humano pode ingerir é 35. Ou seja: um consumo exagerado nesse sentido pode levar as pessoas a terem náuseas, diarreias e mesmo inchaço abdominal.

Além disso, consumir muito potássio pode levar a uma sobrecarga no coração, causando um infarto imediato.

Comentários

Notícias relacionadas