A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, executa um projeto-piloto de levantamento de resíduos produzidos na alimentação escolar para compostagem e agricultura urbana e periurbana. A ação tem como objetivo diagnosticar a quantidade produzida em cada unidade, o que possibilita o planejamento e gerenciamento dos resíduos descartados na cozinha visando uma posterior utilização de compostos em hortas e espaços verdes.
A ideia foi apresentada ao Ministério do Meio Ambiente que contemplou o Município com equipamentos e maquinário para sua execução. A boa prática envolve, inicialmente, oito escolas da rede municipal de ensino que já receberam os contêineres de coleta de resíduos orgânicos.
As escolas participantes são a EMEI “Vera Lúcia B. De L. Juliato”, da Vila Sartori, a EMEI “Dona Maria Araújo”, da Cidade Nova, EMEI “Rotary”, do Jardim Pérola, Extensão Anália – “Espaço Integrado de Educação Ambiental – Fioravante Luis Angolini e Anna Rosa Tuchaspki”, do Caiubi, Emefei “Profª Antonia Dagmar de Almeida Rosolen”, da Vila Sartori, Emefei “Purificacion S. Fonseca – Dona Pura”, do Jardim Monte Líbano, CAIC “Irmã Dulce”, do Santa Rita, e CIEP “Angélica Sega Tremocoldi”, do Jardim das Orquídeas.
Os contêineres instalados nestas unidades recebem de forma separada os resíduos de preparo (alimentos crus, cascas, talos e sementes), os resíduos de alimentos cozidos e/ou temperados e os resíduos de frutas. Um controle de pesagem dos resíduos foi estabelecido por meio de planilhas.
VEJA TAMBÉM
Tributo aos Bee Gees encerra edição do Clássicos do Pop Rock no Tivoli
Três cães e dois gatos estão à espera de um novo lar no Tivoli
PNAB: Praça da Migração recebe 2ª edição de “Samb’Ajuda Canta Beth” neste sábado