RMC 

Meio Ambiente comemora Dia Mundial da Caatinga


Por meio do projeto “Comemorando e Preservando”, a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana está divulgando a comemoração do Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril. A data objetiva comemorar a existência do bioma, entender a sua importância e conscientizar as pessoas sobre sua preservação.

 

O único bioma exclusivamente brasileiro ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

 

O clima predominante é o semiárido e as suas características são a baixa umidade e o pouco volume de chuvas com períodos longos de estiagem. E é por isso que esse bioma é formado apenas por espécies vegetais, que conseguem sobreviver nessas condições.

 

Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...