Médico brasileiro cria técnica inovadora para tratar graus avançados de celulite

Denominado Goldincision, o tratamento desenvolvido pelo Dr. Roberto Chacur (CRM-RJ 953687; CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433) combina preenchimento para estimulação de colágeno e descolamento do septo fibroso para atuar na gênese da celulite. A novidade promete restaurar o aspecto liso, reduzir a flacidez e promover uma melhora na qualidade geral da pele.

Um tratamento eficaz para celulite é o sonho de toda mulher. Embora a razão principal do desconforto tenha motivação estética, graus mais avançados de celulite podem comprimir terminações nervosas e causar dor. Desenvolvido pelo Dr Roberto Chacur uma nova solução promete recuperar a aparência da pele e devolver a qualidade de vida das pacientes. Batizado de Goldincision e selecionado para apresentação no Congresso Mundial de Dermatologia na Itália, o tratamento que combina preenchimento com descolamento do septo fibroso pode ser realizado sob anestesia local no consultório médico e com o paciente acordado em pé na frente do espelho.
O Dr. Roberto Chacur, médico cirurgião (CRM-RJ 953687; CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433), trabalha há 12 anos exclusivamente com preenchimento no eixo Rio-São Paulo, e é também um pesquisador da técnica, com trabalhos apresentados no país e no exterior. Um dos tratamentos mais procurados em seu consultório tem o intuito de equilibrar irregularidades no glúteo, seja em relação ao formato ou ao volume. “Como quase todos os pacientes tem alguma irregularidade, alguma aderência entre a pele e o músculo, é preciso tratar essa irregularidade, e eu não consigo fazer isso somente com preenchimento, que na maioria das vezes é distribuído dentro do músculo” – alega o médico.

A necessidade de tratar as irregularidades e descolar as aderências entre a pele e o músculo levou o Dr. Chacur a desenvolver um tratamento que combina preenchimento para estimulação de colágeno e descolamento do septo fibroso para atuar na gênese da celulite, restaurando o aspecto liso, reduzindo a flacidez e promovendo a melhora da qualidade geral da pele. “É a única forma que eu consigo hoje de deixar aquele bumbum exatamente redondinho sem as irregularidades de celulite graus III e IV” – completa o Dr Roberto. Goldincision é um tratamento que combina preenchimento e subcisão para tratar os graus mais avançados de celulite. O procedimento é minimamente invasivo e não deixa cicatriz, sendo realizado no próprio consultório com anestesia local, permitindo o retorno às atividades no mesmo dia.
O tratamento é dividido em quatro etapas: avaliação presencial com marcação do paciente em pé, anestesia entre a pele e o músculo com o paciente deitado, bioestimulação com preenchimento entre a pele e o músculo também com o paciente deitado e subcisão com o paciente em pé para aliviar a pressão sob a pele.

Com o paciente em pé, o médico faz a marcação dos principais pontos acometidos. Em seguida, com o paciente deitado, é aplicada anestesia local entre a pele e o músculo, onde é distribuída também uma substância preenchedora, não apenas para equilibrar assimetrias, mas principalmente para promover a bioestimulação, ou seja, o estímulo natural da produção de colágeno pela presença de produtos particulados como hidroxiapatita de cálcio, PCL, ácido polilático ou PMMA. Essa etapa promove o tratamento da flacidez, que é uma das causas da celulite, e produz uma melhora no aspecto geral da pele.
Na quarta e última etapa, com o paciente em pé, é realizado o rompimento dos septos fibrosos que causam as depressões características da celulite, aliviando o desconforto causado pelos nódulos, restaurando o aspecto liso da pele e diminuindo a pressão causada pelo acúmulo de gordura, o que permite a melhora da circulação sanguínea e redução do inchaço. A avaliação e o descolamento das fibroses com o paciente em pé são diferenciais do tratamento desenvolvido pelo Dr Chacur, pois permitem localizar e tratar os pontos acometidos com maior precisão e efetividade.
A subcisão é realizada com uma agulha biselada dos dois lados desenvolvida especialmente para o tratamento Goldincision, uma técnica minimamente invasiva que não deixa cicatriz. A Golden Needle possui ainda um orifício na extremidade podendo ser utilizada tanto para distribuir a substância preenchedora como para infiltrar o anestésico, o que pode ser feito em qualquer etapa do procedimento, reduzindo consideravelmente a possibilidade de desconforto.
O paciente deixa o consultório com um curativo e uma bermuda compressiva que diminui o acúmulo de líquido e equimose que normalmente se formam devido ao processo inflamatório em resposta a intervenção, mas regridem ao longo do tempo naturalmente. Esse processo inflamatório também colabora para estimular colágeno e reduzir a flacidez. O curativo é retirado dentro de 24 horas e a bermuda compressiva é mantida por sete dias. O paciente retorna ao consultório para revisão dentro de trinta dias.
Segundo o Dr. Roberto Chacur, os resultados do tratamento da celulite com Goldincision tem se mostrado bastante expressivos. “Cada vez mais pacientes tem saído satisfeitos da clínica e recomendando o tratamento, que também pode ser aplicado para equilibrar irregularidades pós-traumáticas com formação de fibroses após injeções, cicatrizes, quedas e até para pacientes pós-retirada de prótese de silicone com aderências no pós-processo inflamatório.” O médico lembra que a adoção de hábitos saudáveis como dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos ajudam a manter os resultados e finaliza fazendo um alerta: “este é um procedimento médico, que só pode ser realizado com produtos aprovados pela Anvisa e em ambiente com condições ideais de higiene atestadas por alvará da vigilância sanitária”.

 

A nova técnica para tratamento de celulite desenvolvida pelo Dr. Roberto Chacur que será apresentada em abril no Congresso Mundial de Medicina Estética em São Paulo e em junho no Congresso Mundial de Dermatologia na Itália.

Comentários

Notícias relacionadas