28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Medalhista olímpico anuncia projeto de incentivo ao esporte em Americana

Compartilhe essa notícia!

Edson Luciano Ribeiro esteve na conquista das duas medalhas Olímpicas do Brasil no revezamento 4×100 do atletismo, em Atlanta e Sidney; município terá projeto voltado para atletismo e tênis

 

O medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro anunciou, em visita a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) nesta sexta-feira (16), um projeto de incentivo ao esporte em Americana nas modalidades de atletismo e tênis. O projeto “Futuro Olímpico” será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Esportes e a ACIA e vai contemplar núcleos de 120 crianças na faixa etária de 8 a 12 anos. As aulas de iniciação serão realizadas no complexo do Centro Cívico e nas praças esportivas de alguns bairros da cidade. A captação de recursos junto às empresas terá o apoio da Associação e do DEFIT (Departamento Fitness).

 

O ex-atleta esteve na conquista das duas medalhas Olímpicas do Brasil no revezamento 4×100 do atletismo: a Prata ganha em Sydney, na Austrália em 2000 e o Bronze conquistado em Atlanta, nos Estados Unidos em 1996. Atualmente, Ribeiro se dedica a elaboração de projetos de incentivo as categorias de base subsidiados através do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhidos pelas empresas.

 

Projeto orçado em R$ 481 mil

 

Em Americana, o projeto está orçado em R$ 481 mil e já está aprovado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, através do PIE (Programa de Incentivo ao Esporte). Para ser viabilizado, é necessário o engajamento das empresas a fim de destinar 3% do recolhimento do ICMS para a manutenção das aulas, como a alimentação dos alunos, contratação dos profissionais, compra de uniformes, tênis e de materiais esportivos.

 

“Esse é um projeto que o empresário não tira dinheiro do bolso, apenas destina parte do imposto que ele já recolhe para investir no esporte. Americana tem um histórico de conquistas e esse projeto é mais do que adequado para ser realizado na cidade. A ACIA está de portas abertas para auxiliar e estreitar o relacionamento com as empresas”, relatou o presidente da entidade, Dimas Zulian.

 

Para o secretário de Esportes e vice-prefeito, Roger Willians da Fonseca, a anúncio é um momento de alegria para a cidade. “A execução do projeto já está autorizada pelo prefeito Omar Najar (PMDB) e é uma alegria saber que já temos a aprovação do Estado. Esse é um momento histórico para Americana. Faremos uma força para mobilizar os empresários e captar os recursos. O dinheiro investido no esporte retorna na qualidade de vida”, disse.

 

Na busca por atleta olímpico forma-se cidadão

 

“É uma alegria estar em Americana e sempre digo que o projeto é uma ponte como oportunidade para que a criança se torne um atleta, mas caso isso não aconteça, estamos construindo cidadãos de bem. A faixa dos 8 aos 12 anos é uma fase de fragilidade, então se a criança crescer no esporte, ou ligada à educação e cultura, irá se espelhar em bons exemplos”, comentou Edson Luciano.

 

O ex-atleta apresentou o projeto em Americana por meio do empresário e, também, ex-atleta, Wendell Seara. “Conheci o Edson no atletismo e sabendo dos projetos dele, estreitei o relacionamento com o poder público e com a Associação. O ‘Futuro Olímpico’ servirá de experiência para que novos projetos sejam realizados em Americana de acordo com as necessidades do município”, comentou.

 

As atividades do “Futuro Olímpico” em Americana terão início após a fase de captação dos recursos.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!