24Horas Tecnologia Variedades 

“Mecânico virtual” Engie é o melhor presente tecnológico para homens e mulheres que dirigem

Se você está pensando em dar neste Natal um presente com tecnologia de ponta, uma das opções disponíveis no mercado brasileiro é o dispositivo Engie, desenvolvido por israelenses — Uri Levine, que criou com sucesso o Waze e o Moovit, é um dos cofundadores da startup que lançou o produto.

Capaz de gerar uma economia de até 30% nos  gastos diários e na manutenção do veículo , o Engie é conhecido por revolucionar a experiência de manutenção preventiva porque funciona como um “mecânico virtual”: ele diagnostica o estado geral de um carro e notifica automaticamente o proprietário pelo aplicativo no celular caso alguma parte exija inspeção imediata ou reparo de um mecânico.  

O Engie serve para  carros fabricados a partir do ano 2002 está disponível para os sistemas Android por R$ 99 e IOS por R$ 135 e agora está na promoção Compre 2 e Leve 3.


O funcionamento do Engie não tem segredos: o dispositivo é acoplado à entrada OBD2 do carro, geralmente localizada no painel abaixo do volante. Por meio do sistema Bluetooth, o dispositivo envia os dados coletados do carro para o aplicativo Engie baixado gratuitamente para o celular.

O diagnóstico do carro é possível porque o Engie escaneia mais de 10 mil itens em tempo real — como motor, chassi, direção, bateria, alternador. O motorista também encontra outras funcionalidades no aplicativo que vão facilitar a sua relação com o carro. O app mostra, por geolocalização, as oficinas e mecânicos credenciados pelo Engie e o motorista pode entrar em contato diretamente com eles para pedir orçamentos de peças e serviços. Além disso, reúne informações sobre consumo de combustível e lembra o motorista onde o carro foi estacionado.

 

Sobre o Engie

O Engie é vendido em Israel, Reino Unido, EUA, Espanha e México. Nesses países, são 150 mil veículos conectados e 250 mil downloads realizados. No Brasil, um de seus mercados mais promissores, são 30 mil veículos conectados e 90 mil downloads. A startup ainda tem dois produtos no Brasil, o Engie Connect e o Engie Frotas.

Comentários

Leia também...