Com a devida orientação de um profissional, o consumo de suplementos ajuda a tornar a dieta mais completa e nutritiva.
Pense rápido: como o organismo consegue os nutrientes de que precisa para funcionar corretamente? Provavelmente, a sua resposta foi alimentação. Porém, você sabia que existem outras formas do corpo obter proteínas, vitaminas, carboidratos, minerais e gorduras? Para compensar possíveis deficiências da alimentação, os suplementos se mostram aliados importantes.
Mas, afinal, por que investir na suplementação alimentar e comprar suplementos com desconto é uma boa ideia? De que forma eles realmente beneficiam o corpo? Entenda a importância deles para a saúde do organismo no texto abaixo.
A importância da suplementação alimentar
Você sabe para o que serve o suplemento? Ele está suplementando o quê? A ideia é que eles possam preencher eventuais lacunas existentes na dieta do indivíduo. Afinal, a correria do dia a dia, com trânsito, trabalho e obrigações domésticas, sem dúvidas atrapalha a alimentação adequada que o nutricionista recomenda. Isso sem contar os casos de restrições dietéticas e preferências alimentares.
É nesse momento que os suplementos entram em cena, fornecendo nutrientes específicos para o organismo de maneira concentrada. O consumo de suplementos também ajuda a potencializar os resultados obtidos durante o treino, seja para o ganho de massa magra e de músculo, seja para a perda de peso.
“Então, posso já encomendar meu suplemento pela internet e começar a tomar?”. Não é bem assim. É fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista qualificado, uma vez que a autossuplementação mais atrapalha do que ajuda. Esse profissional fará uma avaliação para identificar quais são suas necessidades individuais, levando em conta seu estilo de vida, saúde, preferências alimentares e objetivos.
Ele também leva em conta as atividades físicas praticadas pela pessoa, a intensidade e frequência dos treinos. Também é considerado o horário em que essas atividades acontecem, há quanto tempo ele pratica exercícios (caso não seja um iniciante) e o histórico de problemas de saúde.
Qual é a melhor suplementação para quem está começando?
No caso de pessoas iniciantes, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de suplementação e quais efeitos eles proporcionam para o corpo.
Whey protein
O whey protein é o verdadeiro queridinho dos atletas, sendo amplamente consumido por quem faz academia ou pratica outros esportes. Você sabe para o que ele serve? Sua inclusão na dieta colabora para aumentar a massa muscular do corpo, facilitando a definição e tonificação dos músculos. Assim, ele é um dos melhores aliados para maximizar os resultados obtidos pelos treinos.
Creatina
Outro suplemento que faz muito sucesso e não falta na dieta de muitos atletas é a creatina. Ela é um conjunto de três aminoácidos (metionina, glicina e arginina) que o próprio organismo produz no fígado, pâncreas e rins. Assim como o whey, ela ajuda a aumentar a massa muscular e proporciona um aumento de força do corpo. Como sua produção é natural, não é preciso exagerar na sua suplementação, que pode acontecer tanto com a ingestão de carnes de origem animal como na sua versão comercializada.
Termogênico
O termogênico é uma das principais indicações de pré-treino, devendo ser consumido antes da hora de treinar. A ideia desse suplemento, feito à base de cafeína, é que ele ajude o corpo a produzir mais calor. Com isso, a pessoa acaba tendo mais energia na hora dos exercícios, podendo ter um gás a mais para completar a sua carga de treino.
Albumina
Por fim, outro suplemento popular e benéfico é a albumina, uma proteína importante para o corpo. No organismo, ela atua tanto na formação quanto na manutenção dos músculos. A sua versão comercializada é feita a partir da clara de ovo, mas é possível também incluí-la na dieta com o consumo de ovos e leites, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy
Adriana Colloca fala ao SB24Horas sobre os desafios e o futuro do setor de vendas diretas no Brasil