1 de maio de 2024

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Matemática: quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos?

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Ao longo da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todo o Brasil contam com a Matriz de Referência, que aponta quais conteúdos podem ser cobrados em cada um dos componentes curriculares da prova. Extensa, a lista engloba temas de todo o Ensino Médio e pode confundir mesmo o mais dedicado dos candidatos. Por isso, o time de formação do Sistema Positivo de Ensino fez um levantamento dos conteúdos que foram mais cobrados no exame ao longo dos últimos cinco anos. 

Para a assessora de Matemática do Sistema Positivo de Ensino, Neumar Albertoni, focar as últimas revisões nesses conteúdos é uma forma eficaz de garantir bons resultados no Enem. “O Enem costuma seguir um padrão para as questões a serem respondidas, então é muito importante ficar de olho no que já caiu na prova. Priorizar os conteúdos mais frequentes é uma ótima estratégia para assegurar boa pontuação na maior parte do exame”, ressalta. 

Apesar da vasta quantidade de assuntos abordados em Matemática, as provas dos últimos anos se dividiram assim: 

Matemática básica – está em 32,7% das perguntas e envolve operações (soma, multiplicação, divisão e subtração), porcentagem, regra de três, escalas e razão. 

Estatística e probabilidade – presentes em 22,1% das perguntas, trabalham com a aleatoriedade de eventos e o estudo de metodologias de coleta, descrição e análise de dados. 

Geometria espacial e plana – representam 19,9% das perguntas; estudam o espaço e as formas existentes que o ocupam. 

Funções – 6,4% da prova, é a área que se dedica ao estudo das relações entre conjuntos. 

Análise combinatória – 4,5% das provas, compreende o estudo de técnicas e métodos para solucionar problemas relacionados à contagem. 

Albertoni explica que, dentro desses temas, as formas de abordagem das questões são variadas, mas alguns detalhes podem ser antecipados. Por exemplo, em geometria espacial e plana, a prova costuma pedir que o estudante calcule o volume do perímetro e área de figuras planas, além de corpos redondos e prismas. “Quando se fala em estatística e probabilidade, normalmente esse conteúdo vem com a orientação de interpretar dados que envolvem média, moda e mediana, ou seja, medidas de tendência central. Também costuma aparecer o cálculo da probabilidade condicional, simples e de eventos simultâneos”, detalha. Por sua vez, quando o assunto é funções, os estudantes podem dedicar tempo ao estudo de função afim e quadrática, bem como da relação entre grandezas com uso de representação algébrica e análise do comportamento gráfico cartesiano. 

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Sobre o Sistema Positivo de Ensino 

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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