Saber destacar as próprias qualidades, ser proativo e se mostrar presente em todos os momentos podem render bons resultados profissionais
Existem muitas maneiras de um profissional se destacar em seu ambiente de trabalho. E uma delas é investir no marketing pessoal. A tática é uma forma de o profissional promover sua própria imagem por meio de seu comportamento, atitudes, hábitos, aparência, jeito de se vestir, de falar e vários outros aspectos.
“Quando você se preocupa com a sua imagem e o seu comportamento, você passa a potencializar suas competências e empregá-las de maneira mais adequada. Essa postura demonstra o seu comprometimento com a organização para a qual trabalha e pode te diferenciar de outros profissionais que possuem as mesmas qualificações técnicas que você. Ou seja, a sua forma de se comportar e agir é o que te colocará na frente deles”, avalia Karina Fernanda Sanches, coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Servimed, empresa distribuidora de produtos farmacêuticos e de consumo para os segmentos Farma, Hospitalar e Supermercadista.
Segundo ela, a expressão “quem não é visto, não é lembrado” se aplica no contexto do marketing pessoal. “Somos lembrados pelo que fizemos de bom, pelo que fizemos de ruim ou até pelo que deixamos de fazer. Quando você assume uma postura proativa no trabalho, como um profissional que se mostra disponível para ajudar, que coloca suas competências a serviço da organização, sem dúvidas, será lembrado sempre de maneira positiva”, observa.
Por outro lado, quem deixa de fazer, quem não se apresenta adequadamente ao trabalho, quem não se preocupa com sua postura, quem não faz a diferença no ambiente profissional também será lembrado, segundo Karina. Mas, neste caso, como aquele que não tem disposição para contribuir, com quem não se pode contar, ou seja, um tipo de marketing que não é nada bom.
A melhor maneira de um profissional destacar suas qualidades é realizando da melhor maneira o que é de sua responsabilidade. Feito isso, o passo seguinte é buscar fazer o algo a mais, é explorar suas competências para superar as expectativas e mostrar criatividade na solução de problemas. “Tudo isso faz parte do marketing pessoal. São fatores que criam uma imagem profissional muito positiva e contribuem para o sucesso da carreira”, afirma Karina.
Dicas para aprimorar o marketing pessoal
– Nunca se esqueça que estamos transmitindo mensagens a todo momento, especialmente agora, quando estamos tão expostos pelas redes sociais.
– A aparência fala muito sobre nós. Fala sobre o cuidado que temos conosco e com o que estamos dispostos a fazer.
– Fique atento à forma como você se comunica com as pessoas; com suas expressões faciais ao falar, seu tom de voz, como escreve e-mails etc.
– Cumpra sempre o que prometeu.
– Seja pontual.
– Trabalhe com a verdade e não se envolva em fofocas.
– Não seja um “reclamador” profissional. Em vez disso, ajude sua equipe, seu gestor e sua empresa a solucionar os problemas.
– Conheça a cultura da empresa em que trabalha e seus principais valores. Procure respeitá-los e seguí-los. Se não for possível, vá em busca de um lugar onde se sinta feliz, onde possa desenvolver suas habilidades e sua forma de ver o mundo e ser valorizado por isso.
Fonte: Karina Fernanda Sanches, coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Servimed