4 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Marketing jurídico como ferramenta de desenvolvimento social

Businessmen making handshake with partner, greeting, dealing, merger and acquisition, business cooperation concept, for business, finance and investment background, teamwork and successful business

Compartilhe essa notícia!

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) instalou, no último dia 18, mais uma unidade do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Diferentemente das outras turmas, essa é especializada, e julgará processos relacionados à publicidade na advocacia.

Com a inauguração da 28ª Turma Disciplinar Especializada, a OAB SP estimula a prática do marketing jurídico de forma responsável, sem ferir o código ético da profissão. Segundo a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, essa nova unidade objetiva melhorar a qualidade das decisões do TED e uniformizar entendimentos envolvendo publicidade.

“A 28ª Turma poderá fazer com que a advocacia tenha cada vez mais segurança, sobretudo profissionais jovens, que sentem a pressão para se colocarem nas redes sociais e precisam entender seus limites”, ressaltou ela.

No ano passado, a regulamentação de como o marketing pode ser feito por advogadas e advogados foi pauta na Fenalaw, que é considerada principal feira da América Latina voltada ao mercado jurídico.

Na ocasião, a integrante do Comitê Regulador do Marketing Jurídico da OAB Nacional, Greice Stocker, deu dicas sobre como usar as redes sociais respeitando os princípios do provimento 205/2021, em que a Ordem dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia.

Dicas

“É possível publicar atividades diárias da nossa profissão, como um trecho de audiência ou sustentação oral, mas devem ser respeitados o segredo de justiça e o respeito ao sigilo. No entanto, é vedada a referência a decisões judiciais e o motivo é porque não podemos prometer resultados”, informou Greice.

Especializada em marketing jurídico, a Agência Javali tem estudado o crescimento do setor. “Nos últimos quatro anos, observamos escritórios de advocacia investindo mais em produção de textos opinativos para imprensa, postagens em redes sociais e até podcasts. Além do fortalecimento das marcas, esse tipo de marketing tem colaborado com o desenvolvimento da sociedade, pois muitas bancas têm divulgado conteúdos jurídicos de utilidade pública”, afirmou o cofundador da Javali, Leandro Ramos.

Segundo ele, foi-se o tempo em que uma grande placa na fachada do escritório era suficiente para atrair clientes; hoje, destacam-se no mercado as bancas que também se preocupam em educar e informar sobre direitos e responsabilidades legais.

“Sim, o marketing jurídico pode ser uma importante ferramenta de desenvolvimentos social. E que bom que a maior entidade de classe do nosso país está incentivando a sua promoção”, ressaltou Ramos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!