29 de março de 2024

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Marketing de conteúdo: como ter mais resultados

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O marketing de conteúdo é uma tendência dos últimos anos, que vem ganhando cada vez mais espaço na internet e conquistando novos adeptos, que vão desde as grandes multinacionais até pequenos empreendimentos.

 

De acordo com pesquisas na área, cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam o marketing de conteúdo, e esse número tende a crescer.

 

Isso devido à grande eficiência do marketing de conteúdo, especialmente na internet. 

 

Entre os principais objetivos da estratégia, destacam-se a geração de reconhecimento da marca, em conjunto com a geração de leads (potenciais clientes na internet).

 

O artigo de hoje vai tratar mais sobre o que é o marketing de conteúdo e como ele pode ajudar a aumentar os resultados positivos das empresas. Acompanhe a leitura!

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair o público-alvo, a partir da criação de um conteúdo relevante. Dessa forma, é possível atrair pessoas, ao mesmo tempo em que se envolve e gera valor para os indivíduos, criando uma percepção positiva da marca no mercado e, como consequência, gerando mais negócios.

 

Embora não seja único da internet, o marketing de conteúdo ganhou mais adeptos online. 

 

Afinal de contas, quando buscamos por algo na internet, como fazer renovação de CNH provisória, por exemplo, encontramos inúmeros tipos de informações disponíveis.

 

Por isso, é interessante criar conteúdos para serem publicados na internet, desde que sejam de qualidade e possam se destacar diante dessa grande quantidade de informações online.

 

Além disso, o marketing de conteúdo visa atrair o público de forma mais sutil. 

Quer dizer que, ao contrário de propagandas sensacionalistas, como os anúncios de televisão que lançam alguma promoção nos espectadores, o marketing de conteúdo atrai o cliente e permite que ele procure pela marca.

 

Diante disso, o marketing de conteúdo se baseia em quatro pilates:

 

  • Na atração, por meio de conteúdo relevante;
  • Na conversão, transformando usuários em clientes;
  • Na venda, quando o lead está interessado no produto/serviço;
  • No encantamento, na relação entre empresa e cliente.

 

Vale dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo, para que sua empresa ganhe, aos poucos, reconhecimento dentro do mercado e do ambiente virtual.

Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?

Ao pesquisar por um óleo lubrificante Audi, por exemplo, podemos encontrar uma propaganda dizendo o preço do produto ou, então, um artigo de um blog tratando sobre os benefícios e modo de uso do óleo.

 

Mesmo que ambos os materiais possam ser informativos, o segundo caso apresenta conteúdos atrativos, que são de interesse para grande parte dos usuários.

 

Mas, além do interesse, quais são as outras vantagens do marketing de conteúdo? Abaixo, separamos algumas delas.

1 – Aumento do tráfego orgânico do site

Produzir conteúdo relevante é uma das maneiras mais eficientes de atrair visitantes organicamente para o seu website ou página, isto é, sem investimento financeiro.

 

Assim, um exemplo, é ao pesquisar sobre diferencial 10 furos no Google – nos deparamos com muitos resultados e, geralmente, temos a tendência em clicar nos links não patrocinados.

 

Por esse motivo, o marketing de conteúdo é interessante para as empresas que desejam ampliar o número de visitantes e o reconhecimento do site, principalmente quando aliado com outras estratégias, como o SEO (Search Engine Optimization), como veremos mais adiante.

2 – Melhora o engajamento da marca

O marketing de conteúdo é capaz de aumentar a quantidade de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva sobre a sua empresa, bem como consegue construir um relacionamento muito próximo com o público-alvo, promovendo uma divulgação mais assertiva.

 

Quando se produz um material de qualidade, como um e-book sobre blindagem de autos, é possível aumentar a interação das pessoas com a marca, o que gera mais engajamento.

 

Desse modo, além de clientes, as pessoas também se tornam “fãs” da sua empresa e passam a recomendar sua marca para outros possíveis interessados.

3 – Educa o público

Muitas vezes, a audiência não entende ao certo o que o seu empreendimento vende. 

 

Por exemplo, se a empresa trabalha com conserto painel automotivo, é necessário mostrar como o serviço é feito, para quem é indicado e quais suas vantagens, para incitar o público a fechar negócio.

 

Com o marketing de conteúdo, é possível responder às dúvidas dos clientes e ensinar a audiência quanto ao produto/serviço comercializado. 

 

Assim, se o seu material for realmente interessante, a tomada de decisão de compra pode ser influenciada, aumentando as vendas.

4 – Aumento de vendas

Esse ponto positivo está diretamente relacionado com a educação do mercado. 

 

Isso porque, ao influenciar a tomada de decisão dos clientes, é mais fácil conduzi-lo à conclusão do negócio, ou seja, a compra.

 

Por esse motivo, é importante focar a produção de conteúdo que guie os leads em todo o processo de compra, inclusive percebendo as necessidades de cada um deles.

5 – Melhor retorno sobre o investimento (ROI)

O marketing de conteúdo costuma ser mais barato, em comparação com outras estratégias de divulgação.

 

Quando se escreve um artigo em um blog sobre peça para empilhadeira clark, você não precisa gastar nada com isso, dependendo da plataforma do seu site ou como o conteúdo foi produzido.

 

Ou o valor gasto é insignificante, se comparado com um anúncio na televisão ou rádio, por exemplo.

 

O resultado disso, aliado com o aumento de vendas, é um ROI (retorno sobre o investimento) muito maior, o que pode ser extremamente positivo para as empresas que estão começando negócio agora.

Técnicas que podem auxiliar o Marketing de Conteúdo

Apesar do marketing de conteúdo ser uma estratégia altamente vantajosa, é possível aumentar os resultados em conjunto com outras técnicas. Veja a seguir:

1 – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o rankeamento do seu site nos buscadores, especialmente no Google.

 

Assim, ao digitar “1 habilitação carro”, diversos resultados aparecem, sendo que há melhores chances de clique nos sites que são exibidos em primeiro lugar.

 

Entre as técnicas do SEO, destacam-se:

 

  • Uso de palavras-chave;
  • Boa navegabilidade da página;
  • Layout adaptado para dispositivos móveis;
  • Oferta de conteúdo relevante aos leitores.

 

Em geral, o SEO é uma das estratégias mais usadas em conjunto com o marketing de conteúdo, visto que mais de 97% das pesquisas na internet são feitas pelo Google.

2 – Produção para funil de vendas

O marketing de conteúdo pode ser feito conforme as etapas em que o usuário se encontra no funil de vendas.

 

Por exemplo, um internauta que acabou de encontrar um artigo sobre kit gás no carro necessita de um material que informe o básico sobre o produto, enquanto um lead, que já teve contato com esse conteúdo, irá requisitar algo mais aprofundado.

 

Por esse motivo, é importante acompanhar em que estágio o cliente está do funil. Quanto mais próximo ele estiver da compra, mais valioso o conteúdo deve ser, com mais detalhes e pesquisas.

3 – Diversidade de formatos

Quando se fala em marketing de conteúdo, o maior exemplo que nos vem à cabeça é a produção de artigos para blogs. 

 

No entanto, a diversificação de formatos também é algo que gera valor aos usuários, e que pode ajudar na atração de novos visitantes.

 

Por esse motivo, vale a pena produzir conteúdo em formatos audiovisuais, infográficos, em conjunto com imagens, entre outros.

 

Além disso, materiais ricos como e-books, webinars e e-mails marketing, também devem ser planejados, visto que é possível oferecer valor aos usuários que estão mais próximos do fundo do funil, isto é, perto de realizar a compra.

4 – Escaneabilidade

A produção de conteúdo também precisa ser trabalhada de forma escaneável, ou seja, de modo que o formato seja visualmente atrativo aos usuários.

 

Antes de ler qualquer material por inteiro, as pessoas tendem a “passar o olho”, verificando do que se trata o conteúdo, e se vale a pena continuar lendo. Dessa forma, quer dizer que elas escaneiam o texto.

 

Por isso, além de rico em informações, o formato do texto deve ser visualmente agradável.

 

As dicas são: uso de intertítulos, imagens, negrito, bem como frases curtas e parágrafos enxutos.

Conclusão

O marketing de conteúdo tornou-se uma das estratégias mais usadas pelas empresas nos últimos anos, diante das inúmeras vantagens, pontos positivos, bem como pela capacidade de aumentar o número de visitantes e contribuir para o aumento de vendas.

 

Quando bem planejado e aliado com outras técnicas, o marketing de conteúdo pode transformar os métodos de divulgação das empresas, independentemente do porte.

 

Por esse motivo, vale a pena investir na estratégia, para alcançar mais resultados e, assim, poder competir em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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