Marcos Roberto Portes realiza oficina de Luteria durante Estação Artesanal


O luthier fala sobre conversação e aplicação de verniz de goma laca em madeiras na Estação Cultural

Durante a “Estação Artesanal”, primeira feira de artesanato da Estação Cultural, o luthier Marcos Roberto Portes, vencedor do Conservatório de Tatuí com a confecção de uma viola, realiza oficina de luteria sobre aplicação de verniz de goma laca, com foco em instrumentos musicais acústicos. Que tal aproveitar o evento e aprender um pouco sobre conservação?

A partir das 16 horas, no próximo dia 28, sábado, Portes passará seu conhecimento da técnica de aplicação da goma laca. “Será passada a técnica de preparação da madeira e do verniz, tipos de goma laca, e modos de aplicação. A técnica pode ser usada em móveis, violões, violas caipira, violinos e qualquer peça de madeira que precise da proteção do verniz, com visual natural destacando a beleza e as características acústica das madeiras”, explica Portes.

A técnica apresentada, também conhecida como polimento francês ou french  polishing, é uma das mais antigas de envernizamento de madeiras. Portes explica a composição do material “É um verniz natural, preparado com os flocos da goma extraída de regiões específicas da Índia, de grande beleza e resistência, com inúmeras vantagens para o móvel ou instrumento musical. Não é tóxico e permite refazer o verniz quando necessário”, conta o luthier.
SERVIÇO:
Oficina de Luteria – Aplicação de verniz goma laca em madeiras
Inscrições via robertoportes.luthier@gmail.com ou (19) 99351-0190 WhatsApp
EC

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Av. Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 – www.estacaocultural.org.br .

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555 – www.fundacaoromi.org.br .

 

Comentários

Notícias relacionadas