6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Mais mulheres estão viajando sozinhas, e agências de turismo acompanham tendência no Brasil

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Dados mostram que houve aumento significativo de mulheres viajantes solo nos últimos anos, abrindo espaço para turismo especializado no nicho

Mulheres enfrentam medo, violência, preconceito e desigualdade todos os dias e em praticamente todos os lugares do Brasil e do mundo, e isso não é novidade para ninguém. Aliás, nas viagens, essa realidade não é diferente para elas, que frequentemente passam por dificuldades e se sentem inseguras quando visitam um lugar novo, sobretudo sozinhas. 

Diante de diversos questionamentos feitos na hora de viajar, como “o lugar é perigoso?”,  “tem bastante movimento?” ou “é seguro ir sem companhia?”, por exemplo, e pensando em todos os problemas vividos, independentemente de origem, cor, religião e sexualidade, já existem agências especializadas, com pacotes especiais, em viagens para mulheres. 

O aumento significativo do número de mulheres que optam por viajar sozinhas também chamou a atenção de empresas e plataformas especializadas, o que fez com que o turismo especializado no público feminino ganhasse espaço nos últimos anos. 

No fim de 2020, 39% das viajantes brasileiras afirmaram que planejavam fazer uma viagem solo no futuro, de acordo com pesquisas de mercado sobre o tema. Entre os 20.934 turistas que foram ouvidos, nove em cada dez mulheres brasileiras disseram que passariam a valorizar mais suas viagens.

Há opções para solteiras, que preferem viajar solo, e para quem deseja ter uma experiência única com as amigas ou a família, ambas oferecidas por agências, considerando que essa atividade faz parte do planejamento e do imaginário das mulheres. 

Os sentimentos relatados por elas, em geral, se opõem à solidão, sendo que muitas delas fazem novas amizades, enquanto outras ressaltam que o fato de estarem sozinhas em diferentes lugares desperta confiança, autoconhecimento, liberdade e empoderamento. 

Atualmente existem várias agências que oferecem pacotes completos para viagens em grupo para mulheres, ou oferecem serviços separados, como passeios em grupo e transfer, deixando a viajante livre para comprar suas passagens para Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió e outros destinos extremamente procurados no Brasil, por outras empresas de turismo.

Na retomada do turismo, após a paralisação total durante a pandemia de Covid-19, a empresa reestruturou suas operações e dobrou o faturamento entre 2019 e 2022, viabilizando a viagem de mais de duas mil mulheres. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!