Dados mostram que houve aumento significativo de mulheres viajantes solo nos últimos anos, abrindo espaço para turismo especializado no nicho
Mulheres enfrentam medo, violência, preconceito e desigualdade todos os dias e em praticamente todos os lugares do Brasil e do mundo, e isso não é novidade para ninguém. Aliás, nas viagens, essa realidade não é diferente para elas, que frequentemente passam por dificuldades e se sentem inseguras quando visitam um lugar novo, sobretudo sozinhas.
Diante de diversos questionamentos feitos na hora de viajar, como “o lugar é perigoso?”, “tem bastante movimento?” ou “é seguro ir sem companhia?”, por exemplo, e pensando em todos os problemas vividos, independentemente de origem, cor, religião e sexualidade, já existem agências especializadas, com pacotes especiais, em viagens para mulheres.
O aumento significativo do número de mulheres que optam por viajar sozinhas também chamou a atenção de empresas e plataformas especializadas, o que fez com que o turismo especializado no público feminino ganhasse espaço nos últimos anos.
No fim de 2020, 39% das viajantes brasileiras afirmaram que planejavam fazer uma viagem solo no futuro, de acordo com pesquisas de mercado sobre o tema. Entre os 20.934 turistas que foram ouvidos, nove em cada dez mulheres brasileiras disseram que passariam a valorizar mais suas viagens.
Há opções para solteiras, que preferem viajar solo, e para quem deseja ter uma experiência única com as amigas ou a família, ambas oferecidas por agências, considerando que essa atividade faz parte do planejamento e do imaginário das mulheres.
Os sentimentos relatados por elas, em geral, se opõem à solidão, sendo que muitas delas fazem novas amizades, enquanto outras ressaltam que o fato de estarem sozinhas em diferentes lugares desperta confiança, autoconhecimento, liberdade e empoderamento.
Atualmente existem várias agências que oferecem pacotes completos para viagens em grupo para mulheres, ou oferecem serviços separados, como passeios em grupo e transfer, deixando a viajante livre para comprar suas passagens para Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió e outros destinos extremamente procurados no Brasil, por outras empresas de turismo.
Na retomada do turismo, após a paralisação total durante a pandemia de Covid-19, a empresa reestruturou suas operações e dobrou o faturamento entre 2019 e 2022, viabilizando a viagem de mais de duas mil mulheres.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Isolamento térmico em esquadrias de alumínio
Carreira internacional de vento em popa! Egili Oliveira compartilha saberes na Colômbia
Indústria do lítio impulsiona o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha em Minas