24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Mais Médicos: novos profissionais iniciam atendimento em três unidades


Os três novos médicos estrangeiros do Programa “Mais Médicos” iniciaram nesta segunda-feira (16) atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. Os cubanos Reinier Alcantara Quiala, Aime Mercedes Zayas Puignau e Carymer Baez Leon substituem os médicos Osvaldo Borrero Cobas, Pedro Rojas Rizo e Pedro Cordova Ginart, que deixaram o Programa após o fim dos seus contratos com o Governo Federal.

 

Reinier está atendendo na UBS “Dr. Felício Fernandes Nogueira” no Mollon, Aime na UBS “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul, e Carymer no Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, na Vila Linópolis. Antes de iniciar o atendimento ao público, os três profissionais passaram por um processo de capacitação e adaptação, conhecendo todo o sistema de funcionamento da Rede Municipal de Saúde.

 

No início do mês, os médicos foram recepcionados em seu gabinete pelo prefeito Denis Andia, que na oportunidade ressaltou a boa experiência obtida na primeira passagem de profissionais cubanos no Município. “Assim como na primeira vez peço que olhem nos olhos, com atenção e carinho. Isso faz toda a diferença. Sintam-se em casa e criem laços com o nosso povo para que sintam-se acolhidos e felizes em Santa Bárbara”, comentou na ocasião, acompanhado pela secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

 

Conforme diretrizes do programa, os profissionais realizarão exclusivamente atendimento na Atenção Básica como médico generalista. A carga horária será de 32 horas semanais de atendimento e oito horas semanais de pós-graduação à distância. Os novos médicos também atuarão junto às equipes do PSF (Programa Saúde da Família) das unidades, nas mesmas atribuições antes exercidas pelos antigos profissionais, sendo responsáveis por realizar assistência integral aos indivíduos e famílias.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...