Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Mais de 1300 alunos recebem ensino integral em Capivari


A Rede Municipal de Capivari conta atualmente com cinco escolas integrais, as Eicaps, que estão instaladas nos bairros: Moreto, Pitangueiras, São João, Castelani e São Marcos. Ao todo 1.358 alunos do 2º ao 5º ano participam das aulas regulares das 7h às 12h e das oficinas das12h45 às 15h30.

Essas escolas oferecem no período da tarde oficinas de Leitura e Produção de Textos, Experiências Matemáticas, Informática, Teatro, Artes, Musicalização, Dança, Jogos Pedagógicos e Recreação, Capoeira, Natação, Saúde e Qualidade de Vida, Educação Ambiental, além de Empreendedorismo Social. Algumas delas são trabalhadas juntas.

A escola de tempo integral tem como objetivo desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida entre os profissionais da escola, os pais e a comunidade.

 

Talentos e grupos

 

Nas oficinas grandes talentos foram descobertos e as escolas integrais formaram grupos. É o caso do Coral Sementes do Futuro da Eicap Professor Aldo Silveira que atualmente conta com cerca de 30 crianças. O grupo já realizou diversas apresentações dentro e fora da escola e também gravou um CD no ano de 2014.

Para o professor de canto, Eder de Lucca, a prática do Canto Coral e Flauta Doce traz benefícios na área musical, social e intelectual do desenvolvimento da criança. “Podemos perceber a mudanças na convivência em grupo e respeito mútuo, além de melhorar a coordenação motora, aguçar a sensibilidade auditiva, reforçar o sistema imunológico e melhorar a respiração, reduzir sentimentos de ansiedade ou stress da rotina diária da criança”, ressaltou. As aulas de Flauta Doce são ministradas pelo professor Carlinhos Contessa.

As Eicaps Dirceu Ortolani Stein e José Annicchino Fu Paulo contam com um grupo de percussão composto por cerca de 15 e 25 alunos, respectivamente, ambas sob comando do professor Tulio Schincariol.

Já a Eicap Lúcia Rosária conta com grupo de capoeira, dança, banda instrumental e teatro. De acordo com a diretora, Rosemary, as crianças fazem o que gostam e as aulas ajudam no desenvolvimento delas. “Os alunos de eicaps são bem comunicativos e aprendem com mais facilidade”, disse. Na Eicap Teresinha Macluf as crianças do grupo de dança já ensaiam para a apresentação natalina.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, as escolas integrais estão no caminho certo na evolução dos estudantes. “Muito mais que as disciplinas regulares, nossos alunos são inseridos em diversas aulas que descobrem seus talentos e ajudam no desenvolvimento dos pequenos”, finalizou.

Assessoria de imprensa

Comentários

Dennis Moraes