Vigilância Epidemiológica confirmou duas novas internações, elevando para 13 o total de pacientes na UR do Alvorada
A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na terça-feira (02/03) o registro de mais 21 casos positivos de Covid-19 em moradores da cidade nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de pacientes positivos subiu para 2.513 desde o início da pandemia, em março de 2020.
Os novos casos positivos foram registrados em 12 mulheres, com idade entre 16 e 72 anos, e em mais noves homens, entre 17 e 72 anos. Eles são moradores dos Jardins São Manoel, Santa Rita, São Jorge, Dona Maria Azenha, Maria Helena, Santa Rosa, Fibra, Palmeiras, São Francisco, Alvorada, e ainda, no Jardim Europa, Marajoara, Berzin, Nossa Senhora de Fátima e Planalto.
Além dos novos casos positivos, o Departamento de Vigilância Epidemiológica informou que houve aumento no número de internações de novaodessenses. São 36 pessoas internadas. Desse total, 13 pacientes estão sob cuidados da equipe da UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, mantida pela Prefeitura como unidade de referência para atendimentos de pacientes sintomáticos, e 21 estão em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de referência da região.
Até o momento, foram contabilizadas oficialmente 7.643 notificações de suspeitas de Covid-19 em Nova Odessa no total, das quais 3.592 já tiveram resultados negativos para o novo vírus. Dos 2.513 casos positivos, 2.170 pacientes já se encontram curados da doença viral. Foram registradas, até o momento, 85 mortes por Covid-19 em Nova Odessa (a mais recente ocorrida no último dia 22 de fevereiro).
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa destaca a importância do uso contínuo de máscaras, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e do distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.
UR
Nas últimas 24 horas, duas novas internações foram registradas na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Nova Alvorada. O acolhimento desses pacientes só foi possível graças ao aumento de leitos ocorrido no dia 02 de fevereiro. Logo após tomar posse, em janeiro, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, havia determinado a expansão no número de leitos na unidade, que concentra o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios na Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa. Foram criados quatro novos leitos, aumentando para seis o número leitos de urgência. A UR conta ainda com mais 12 leitos de enfermaria.
Ainda na UR, com objetivo de melhorar a infraestrutura, o local está recebendo a instalação do sistema de distribuição de oxigênio. No total, a unidade contará com oito ramais de oxigênio e um de ar comprimido. Além dos oito ramais de oxigênio, a UR do Jardim Alvorada receberá mais um ramal de ar comprimido, que é utilizado especialmente na condução de medicamentos por meio do procedimento de inalação.
Por conta da importância da Unidade Respiratória no atendimento de pacientes suspeitos e positivados com a Covid-19, no último dia 21 de janeiro, o espaço foi escolhido para iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus no município.
A nova rede de distribuição de gases da UR deve ser entregue dentro dos próximos dias. Mesmo assim, o secretário enfatizou a importância de as pessoas continuarem a se proteger contra o vírus. “Acredito que em mais alguns dias as salas estarão liberadas. Com isso, aumenta a nossa possibilidade de salvar mais vidas. Agradeço a toda a equipe pelo empenho. Faço também um apelo à população, que deve continuar a se proteger. Não saiam de casa sem a devida necessidade. Usem máscaras e façam assepsia das mãos. Evitem aglomerações, como os encontros sociais principalmente aos finais de semana. Se protejam e protejam os seus”, orientou Nivaldo Luís Rodrigues.