Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Auto Motor

Maio Eletrificado: 100% elétricos registram recorde de vendas

Dennis Moraes 11 de junho de 2025 6 minutes read
carro elétrico

Imagem de andreas160578 por Pixabay

Participação de mercado dos elétricos plug-in marca 87%

 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou forte alta em maio, com 16.641 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 12,7% em relação a abril (14.759). Na comparação com maio de 2024 (13.612), houve crescimento de 22,25%.

De janeiro a maio, as vendas acumuladas de modelos eletrificados, que englobam as categorias BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (híbridos plug-in), HEV e HEV Flex totalizaram 71.324 unidades. O volume representa um aumento de 19,5% frente ao mesmo período de 2024 (59.669). Os micro-híbridos (MHEV) não estão incluídos nesses dados.

A participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também segue em ascensão. Em maio, esses modelos representaram 7,76% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves.

Essa participação considera os 16.641 emplacamentos de eletrificados em relação ao total de 214.383 unidades vendidas no período, conforme informações da Fenabrave.

DESTAQUE

O grande destaque de maio foram os BEV, que registraram recorde de venda, com um total de 6.969 veículos, aumento de 48,2% em relação a abril (4.702). Na comparação com maio de 2024 (5.175), esse crescimento foi de 34,7%.

O segmento dos 100% elétricos não registrava um número tão expressivo desde abril de 2024, quando foram vendidas 6.705 unidades.

Os veículos elétricos plug-in têm crescido de forma consistente desde 2023, consolidando uma tendência que aproxima o país de mercados mais avançados, como os da Europa e Ásia, onde essas tecnologias já são predominantes.

Atualmente, os plug-ins já representam 87% do total de veículos eletrificados vendidos no Brasil, com o expressivo número de 14.550 unidades vendidas.

Em maio de 2023, os modelos plug-in respondiam por 47% das vendas de veículos eletrificados no país (3.039), esse percentual representava menos da metade do total comercializado naquele período. Um ano depois, em maio de 2024, a participação subiu para 60,6% (9.057). E agora este percentual subiu para 87%.

O avanço dos elétricos plug-in é um indicativo claro do fortalecimento da eletromobilidade no Brasil. A expansão do portfólio de modelos, a entrada de novos fabricantes e os ganhos de escala têm contribuído diretamente para esse crescimento.

Além disso, a ampliação da infraestrutura de recarga no país também tem sido um fator determinante para impulsionar essa transformação no setor automotivo.

ELETRIFICADOS

As 14.550 unidades de veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV) vendidas em maio representam um crescimento de 15,3% em relação a fevereiro (12.615) e confirmam um expressivo avanço de 60,6% na comparação com maio de 2024 (9.057).

No detalhamento, os modelos híbridos PHEV responderam por 52,1% das vendas plug-in (7.581), enquanto os veículos 100% elétricos BEV representaram 47,9% (6.969).

As vendas de BEVs aumentaram 48,2% em relação a abril (4.702) e 34,7% na comparação com maio de 2024 (5.175). Já os PHEVs apresentaram leve retração de 4,2% ante o mês anterior (7.913), mas quase dobraram em relação ao mesmo mês do ano passado, com alta de 95,3% frente às 3.882 unidades de maio de 2024.

Enquanto isso, observa-se uma tendência de queda na participação dos híbridos convencionais (HEV e HEV Flex), possivelmente refletindo uma evolução natural do mercado rumo à eletrificação total.

Em maio de 2025, os HEVs representaram 6,8% das vendas de eletrificados (1.129), e os HEV Flex, 5,7% (962), juntos, somaram 12,5% do total.

As vendas de HEVs cresceram 36,2% em relação a abril (830), mas caíram 17% quando comparadas a maio de 2024 (1.360). Já os HEV Flex registraram quedas tanto frente a abril (26,8%) quanto em relação a maio de 2024 (53,1%).

O resumo da participação de mercado dos eletrificados, por tecnologia, em maio de 2025 foi:

  • PHEV: 7.581 (34,0%)
  • BEV: 6.969 (31,3%)
  • HEV: 1.129 (5,1%)
  • HEV FLEX: 962 (4,3%).
  • TOTAL: 16.641

ÔNIBUS ELÉTRICO

Em maio, foram emplacadas 24 unidades de ônibus elétricos no Brasil, o que representa uma retração de 73% em relação a abril, quando foram vendidas 79 unidades. Apesar da queda no comparativo mensal, houve um crescimento expressivo de 167% frente a maio de 2024.

Diferentemente do mercado de veículos leves, as vendas de ônibus elétricos ainda não apresentam um padrão de crescimento linear. As oscilações mensais são esperadas e refletem o estágio inicial da transição rumo à descarbonização do transporte público nos municípios brasileiros.

No acumulado de janeiro a maio, o Brasil já contabiliza 272 unidades de ônibus elétricos vendidos, o que corresponde a um aumento de 130,5% em relação ao mesmo período de 2024.

O governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado às cidades, tem promovido incentivos à adoção de frotas elétricas, contribuindo diretamente para o avanço da mobilidade sustentável no transporte coletivo urbano.

GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE

A cada novo mês, observa-se uma distribuição mais equilibrada das vendas de veículos eletrificados entre os estados brasileiros. Esse movimento reflete o impacto de políticas públicas de incentivo — como isenção ou redução do IPVA —, a expansão da rede de concessionárias por parte das montadoras e o avanço da infraestrutura de recarga em todo o país.

Os esforços individuais de alguns estados têm impulsionado o crescimento regional como um todo, com destaque para o avanço das regiões Nordeste e Norte, que vêm ampliando gradativamente sua participação no mercado nacional de eletrificados.

Participação de mercado das regiões  brasileiras – maio/25

Participação de mercado das regiões brasileiras – abril/25

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em maio de 2025 foram:

1º – São Paulo: 1.976

2º – Brasília: 1.461

3º – Rio de Janeiro: 643

4º – Belo Horizonte: 636

5º – Curitiba: 461

MICRO-HÍBRIDOS

Em maio de 2025, as vendas de micro-híbridos totalizaram 5.638 veículos, sendo 76,2% modelos MHEV 12V (4.299) e 23,8% MHEV 48V (1.339). Na comparação com abril (5.064), houve um crescimento de 11,3%.

O panorama geral da eletromobilidade (eletrificados + micro-híbridos), em maio, totalizou 22.279 unidades vendidas, com um aumento de 12,3% em relação ao abril (19.823).

A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar a venda por estados e por municípios. Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado. Em “Ônibus” é possível verificar a venda por estados.

As informações se encontram disponíveis e são atualizadas mensalmente, em https://abve.org.br/bi-geral/Quadro 1Quadro 2QUADRO 03 1QUADRO 04 1QUADRO 05 1

 

 

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: recorde de vendas veículos eletrificados no Brasil

Post navigation

Previous: Artigo – Proibido, mas ainda presente: o desafio do uso do celular na escola e em casa
Next: Prefeitura de Santa Bárbara realiza audiências públicas para apresentação da LDO e do PPA

Leia também:

água
  • 24 Horas
  • Variedades

Educação ambiental: o papel dos produtos químicos na água que bebemos

Dennis Moraes 1 de abril de 2026
Real, dinheiro, moeda
  • 24 Horas
  • Variedades

1º de abril o ano inteiro: como identificar o golpe do falso empréstimo e não ser a vítima da vez

Dennis Moraes 1 de abril de 2026
Caiado
  • 24 Horas
  • Opinião
  • Política

Caiado entra no jogo e redesenha a disputa presidencial de 2026

Dennis Moraes 1 de abril de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente