“Maio Amarelo” chama a atenção para as escolhas que fazem a diferença

Chamar a atenção para a responsabilidade de cada um no trânsito, pelas suas escolhas. Com a frase #MinhaEscolaFazADiferença nas redes sociais e muitas ações de conscientização pela cidade, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste aderiu ao movimento “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”. O objetivo é mobilizar a sociedade para o trânsito seguro e promover o bem estar social.

Regulamentado por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas para ser realizado por uma década, de 2010 a 2020, o “Maio Amarelo” segue a premissa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como missão reduzir em 50% os índices de mortes de trânsito até 2020.

Nesta terça-feira (9), guardas municipais abordaram motoristas durante blitz educativa na Avenida Monte Castelo.  Durante a ação, os motoristas receberam um panfleto e orientações sobre as escolhas responsáveis no trânsito que se referem ao uso do celular, cinto de segurança, atenção ao sinal do semáforo, bebida alcoólica e direção e limites de velocidade.

A próxima blitz está prevista para quinta-feira (11) na Avenida Santa Bárbara, próximo ao Tivoli Shopping. As blitz seguem durante o mês de maio, duas vezes por semana, em pontos de maior fluxo no trânsito.

As ações do “Maio Amarelo” foram iniciadas no domingo (7) durante o “Pedal Urbano nas Escolas” na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª Ruth Garrido Roque”, no Rochelle. Diversas atividades em alusão ao movimento também estão previstas nas escolas da rede municipal de ensino.

Melhorias e educação no trânsito

Desde 2013 a Prefeitura realiza diversas medidas de educação no trânsito e melhorias, como a implantação de redutores de velocidade, lombofaixa, revitalização e readequação de sinalização viária, fiscalização eletrônica em locais de alta velocidade e implantação de lâmpadas led nos semáforos e de avanço semafórico.

O sistema de videomonitoramento e o levantamento periódico de acidentes de trânsito implantados nos últimos quatro anos possibilitaram a realização de ações estratégicas que resultaram na redução dos índices de acidentes.

As atividades educativas foram ampliadas com a Cidade Mirim do Trânsito, em parceria com o Instituto Renault, que recebe cerca de duas mil crianças por ano, tornando-se referência em educação de trânsito em toda a região.

Comentários

Notícias relacionadas