Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Região

MAC terá Oficina de Zine nesta terça-feira

Dennis Moraes 4 de setembro de 2023 3 minutes read
MAC
  • Contém Suzano - YouTube

O MAC – Museu de Arte Contemporânea de Americana recebe, nesta terça-feira (5), a Oficina de Zine ministrada pelo coletivo Americana Zine, das 14h às 16h.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A oficina é gratuita e aberta a todas as idades (menores de 16 anos devem estar acompanhados dos responsáveis).

Os interessados podem se inscrever pelo email: mac@americana.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3408-4825. Para participar não é preciso levar nenhum material.

O coletivo Americana Zine tem como um dos focos estimular o gesto artístico/político e oportunizar artistas locais. Na oficina, os participantes terão acesso à história da mídia, análise de materiais a partir do acervo do grupo e à produção de zines.

A atividade faz parte da programação da exposição SARJETA, idealizada pelo coletivo A Sopa Análises Marginais, aberta até 21 de setembro, das 9h às 17h.

 

SARJETA

São 19 trabalhos divididos em sete categorias de arte independente e descentralizada: artesanato; grafitti; lambe-lambe; performance; produções audiovisuais caseiras; slam e zine.

“A exposição “SARJETA” traz uma visão única da cultura brasileira, destacando a riqueza e originalidade das expressões artísticas através da criatividade de cada artista”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria.

A ideia principal da exposição SARJETA é de restituir o conceito de marginalidade em suas mais distintas manifestações, apoiada em linguagem visual ou audiovisual. “É muito importante trabalhar com artes que emergem no cenário marginal, pois essas linguagens artísticas são pouco contempladas em exposições”, destaca Guilherme Lima, curador e produtor do coletivo.

Vitor Barbara, artista visual e curadora coletivo explica que o objetivo principal é estreitar a relação entre espectadores e obras enunciadas de artistas independentes inseridos no contexto da cultura. “Estamos muito felizes de trazer a exposição em formato presencial para que o público possa ter um contato mais próximo com essas diferentes artes”, reitera.

A Sopa

O coletivo A Sopa surgiu em 2018 buscando formas de exercitar ferramentas de análises acerca do discurso artístico por meio de material impresso que, na ocasião, recebeu o nome de pró-zine, encontrando a rua como espaço de circulação. Com a pandemia de COVID-19, o projeto passou a circular nas plataformas digitais Facebook e, principalmente, Instagram.

A Sopa trabalha a partir da curadoria de artistas marginais, a fim de inseri-los em um processo de descentralização e popularização da arte. Desde sua fundação busca fomentos financeiros em editais públicos, principalmente o ProAC.

O propósito do coletivo é de fortalecer a cena independente artística, proporcionando um espaço que dê visibilidade a projetos, trabalhos, coletivos que sejam autônomos e que recebam pouco ou nenhum fomento para promoção de seus conteúdos artísticos e culturais.

 

Serviço:

Oficina de Zine com Americana Zine

Data:  5 de setembro, terça-feira

Horário: das 14h às 16h

Local: MAC Americana

Endereço: CCL – Centro de Cultura e Lazer – Av. Brasil, 1293 – Parque Res. Nardini

Participação gratuita

 

 

Exposição SARJETA

Data: até 21 de setembro

Horário para visitas: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Local: MAC Americana

Endereço: CCL – Centro de Cultura e Lazer – Av. Brasil Sul, 1293 – Parque Res. Nardini

Entrada: gratuita

 

Por Rodrigo Francischangelis (com informações da Assessoria de Imprensa – Boas Histórias Comunicação)

foto: Marilia Pierre

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Americana MAC oficina

Post navigation

Previous: Canadá expande programa de imigração para pessoas com francês básico e intermediário
Next: Cantor Roberto Dom lança o single “Mesmo Sem Merecer”, canção que traz uma mensagem da cruz

Leia também:

Vencedora
  • Região
  • Social

Construtora Sega revela projeto vencedor de concurso de arquitetura e leva profissional da região para Milão

Dennis Moraes 2 de julho de 2026
aquecedor centro civico americana
  • Região

Secretaria de Esportes recebe instalação de novo aquecedor para a piscina do Centro Cívico

Dennis Moraes 22 de junho de 2026
Tênis de Mesa - Sesi (1)
  • Região

Prefeitura e Sesi oferecem aulas gratuitas do Programa SESI Esporte em Americana

Dennis Moraes 22 de junho de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente