19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Luz Artificial: Dra. Cassie Martins fala sobre a relação das luzes visíveis com a pele

Compartilhe essa notícia!

Do mesmo modo que o sol emite os raios ultravioleta, as luzes de ambientes fechados como as lâmpadas fluorescentes, até mesmo as do computador ou celular, emitem radiações que podem causar alterações no DNA da pele, desencadeando efeitos nocivos como manchas e envelhecimento. Esse tipo de luz corresponde a cerca de 40% do total da radiação que chega ao planeta naturalmente, penetrando profundamente a pele.

Segundo divulgação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, a luz visível é um tipo de radiação solar que junto aos raios UVA, podem multiplicar os danos à pele, pois sua junção aumenta a produção de lipofuscina — conhecido como o pigmento do envelhecimento. Seus efeitos podem não ser reparados a curto prazo, entretanto, ao decorrer do tempo, a pele torna-se cada vez mais prejudicada.

De acordo com a enfermeira esteta Cassie Martins, um dos tipos de manchas agravadas por essas luzes é o melasma — marcas amarronzadas que aparecem no rosto, colo e braços. Além disso, a luz visível também é responsável por aumentar a produção de radicais livres, deixando a pele sem brilho e mais opaca, favorecendo a criação de rugas que ao ter um impacto negativo no DNA, acelera o processo de envelhecimento.

É evidente que, em comparação com os danos causados pelos efeitos solares, as luzes artificiais são menos agressivas e prejudiciais. Ainda sim, a doutora afirma que é indispensável a utilização de proteção solar, sendo a com cor mais indicada, uma vez que, além de cuidar da saúde do rosto, ainda dá cobertura para a maquiagem, disfarçando as imperfeições.

Conheça mais Cassie Martins
https://instagram.com/dracassiemartins
https://instagram.com/nursecollegebr

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!