27 de abril de 2024

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Lula x Bolsonaro: Como a polarização política afeta as empresas?

Foto Ilustrativa (PixaBay)

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Uma empresa está sujeita a todo o cenário do Brasil e isso pode impactar os seus resultados, afirma o  mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

 

Apesar do fim do período eleitoral há algum tempo, o Brasil continua estando bastante polarizado, como foi demonstrado pela manifestação pró-bolsonaro no último dia 25, mas se engana quem acredita que essa divisão afeta apenas o ambiente político do país, quando na verdade ele pode afetar, inclusive, a ação de empresas.

 

De acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, para criar boas estratégias de marketing e vendas para a sua empresa é preciso observar todo o cenário do país.

 

Para criar estratégias de marketing e vendas realmente boas, as empresas precisam observar todo o cenário, inclusive político, do país. As dinâmicas políticas influenciam diretamente o comportamento do consumidor e as condições do mercado, quando há muita instabilidade política, isso pode afetar a confiança dos consumidores e as suas preferências de compra”.

 

Por isso, é importante adaptar suas estratégias considerando mudanças e tendências sociais, além disso, observar e antecipar essas situações permite que as empresas façam ajustes mais certeiros”, explica Gustavo Medeiros.

 

Gustavo Medeiros (MF Press Global)

O que minha empresa deve fazer nesse cenário?

Gustavo Medeiros lista algumas dicas para conseguir adequar as estratégias da sua empresa nesse contexto, confira:

 

01 – Quem é o seu cliente?: Entender as preferências e valores do seu público em meio à polarização política permite ajustar mensagens e abordagens de forma mais direcionada.

 

02 – Fique neutro: Lembre-se que o que mantém a empresa é o lucro, por isso, não é uma boa estratégia tomar partidos e se polarizar, pois isso afasta uma grande fatia de clientes e potenciais clientes.

 

03 – Marketing com diversidade: Ainda como uma forma de evitar se afastar demais de seus clientes, sempre represente diversidade em suas campanhas de marketing, mostrando sensibilidade à pluralidade de perspectivas políticas.

 

04 – Colaborações estratégicas: Evite realizar parcerias, apoiar projetos ou fazer campanhas e comemorar datas que sejam explicitamente polarizadas. Associe-se a causas mais neutras e pontos em comum entre as duas posições para mostrar responsabilidade corporativa e atrair diferentes segmentos.

 

05 – Fique atento ao futuro: Tudo muda com muita velocidade e isso também deve ser observado pela sua empresa, fique atento às tendências políticas futuras que possam afetar o seu setor e esteja preparado para ajustes rápidos.

 

 

 

Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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