2 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Lula estreia live como estratégia para ampliar a comunicação com o cidadão nas redes sociais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe essa notícia!

Fonte: Cláudia Bredarioli, professora de Jornalismo em Ambientes Digitais e Ética Jornalística da ESPM

Na última terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resgatou o programa “Conversa com o presidente” e estreou por meio de live nas redes sociais, para tratar de medidas do governo federal. A estratégia visa ampliar o apoio na internet e, segundo o Palácio da Alvorada, o evento ocorrerá sempre às terças-feiras, mas sem ainda uma definição da periodicidade.

Nessa primeira conversa, o cenário e o formato da entrevista deram uma dinâmica que possibilitou logo de início uma comunicação mais direta do presidente Lula com o público. Isso está no cerne da cultura da convergência, pois cada vez menos as instituições e com as empresas mais, dependentes do poder da grande mídia para fazer circular conteúdos que são de interesse geral da população.

Outro ponto, é uma diferença basilar entre as lives produzidas pelo antigo presidente Bolsonaro e os caminhos que Lula quer dar à informação do governo. Começa pelo formato, a condução do jornalista Marcos Uchôa, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em forma de entrevista, que propicia uma live que flui e com um profissional de credibilidade à frente do processo. E o público almejado é distinto, passando por um processo de intermediação junto às mídias digitais e redes sociais, com narrativa mais pessoal.

A dúvida está em como serão os próximos “Conversa com o presidente”. No formato de agora ou se o presidente optar por um outro modelo e não utilizar o espaço para esclarecer, prover informações e apresentar os caminhos do governo? São pontos que ainda não são claros. Acredito ser muito positivo o que foi apresentado nesse primeiro momento em termos de comunicação. Um caminho em pavimentação, com um potencial enorme desse modelo para a comunicação. É muito mais uma proposta de um diálogo forte e esclarecedor para com o cidadão brasileiro. O que não dá é inferir no erro, atacar e começar a pulverizar um discurso de ódio. 

A especialista está disponível para comentar o assunto. 

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!