sex. jan 24th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Lixo toma conta de trecho que liga Rua Tupis (SBO) e Avenida de Cillo (Americana)

O trecho entre a Rua Tupis e a Avenida de Cillo, que separam as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Americana, virou ponto de descarte de lixo. O local é utilizado por muitas pessoas que cortam caminho para evitar o trânsito das principais vias de acesso.

As fotos enviadas por um internauta que usa diariamente a estrada para cortar caminho, mostram o acúmulo de lixo na estrada. Além do cheiro insuportável, o maior medo dos motoristas é que o local pode se tornar um grande foco de larvas do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

A população tem que se conscientizar que o país atualmente está sofrendo com um grande surto de zika vírus. No dia 1º de fevereiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de emergência mundial por causa da relação entre o zika vírus e a microcefalia.

Para a população de Santa Bárbara d´Oeste, existem vários ecopontos para o descarte de pequenos volumes de resíduos de construção civil, poda, jardinagem e materiais recicláveis. Todas as unidades contam atualmente com um sistema de gerenciamento do que é descartado e estrutura física devidamente adequada, com alambrados, cascalho, caçambas menores e maiores, iluminação, novas guaritas e profissionais para o recebimento do que é descartado.

 

Nota da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza constantemente a limpeza e manutenção de áreas públicas do município, conforme previsto em cronograma e respeitando-se os locais de maior fluxo de pessoas. Vale destacar que na mesma região a Prefeitura fez o cercamento de área pública localizada às margens da Rodovia Ernesto de Cillo, nas proximidades da Usina de Cillo. Este local era anteriormente utilizado como ponto de descarte irregular de materiais. Além de limpeza e cercamento, a área recebeu o plantio de mudas de árvores, tornando-se mais um espaço recuperado pela Prefeitura.

Vale ressaltar que o descarte de materiais em área pública é proibida por lei, estando o munícipe sujeito à multa conforme previsto em legislação vigente. A Administração Municipal pede a conscientização da população sobre a proibição de descartes. Caso alguma ação seja flagrada, o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal ou setor de Fiscalização para que medidas cabíveis possam ser tomadas. Os telefones para contato são 0800.772.8383, 153 (Guarda) e 3463.7878 (FOP).

A Prefeitura destaca ainda que o município dispõe de áreas devidamente adequadas para o descarte de resíduos, como os Ecopontos espalhados pela cidade, em pleno funcionamento, prontos para receber pequenos descartes de materiais.

 

 

 

Matéria atualizada em 16/02/2016 – às 14h56 para acréscimo de informações.

Comentários

Dennis Moraes