28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Livro Isto é Santa Bárbara d’Oeste está disponível no site do CEDOC

Compartilhe essa notícia!

Documento dividido em 10 capítulos e um anexo, que relata a história de Santa Bárbara d’Oeste, está disponível no site do CEDOC

 

Todo barbarense que gosta e acompanha o esporte local e regional já ouviu este nome “JJ Bellani”. Jornalista e historiador esportivo, acaba de lançar o livro eletrônico “Isto é Santa Bárbara d’Oeste”, documento dividido em 10 capítulos e um anexo, que relata a história de Santa Bárbara d’Oeste. A obra pode ser acessada, gratuitamente, no site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC- da Fundação Romi.

O trabalho de pesquisa foi feito em parceria com o historiador Antonio Carlos Angolini, responsável pela revisão do conteúdo. De acordo com Bellani, a obra é a mais completa relacionada à história da terra de Dona Margarida. “O Angolini sempre me cobrou para fazermos um livro juntos sobre a linha do tempo de Santa Bárbara d’Oeste, ano a ano. Mas, eu sempre dizia que estava sem tempo. Quando me aposentei de vez, decidi fazer como um hobby meu. Resolvi estudar a cronologia da história de Santa Bárbara d’Oeste. Fiz três anos de pesquisas, li tudo quanto era jornal, pesquisei no CEDOC e fui nas casas das pessoas levantar informações. Pesquisei sobre a história de Santa Bárbara, e resultou em onze volumes, uma enciclopédia”, explica Bellani.

A coordenadora do CEDOC e historiadora Sandra Edilene de Souza Barboza, destaca a rica contribuição desenvolvida por Bellani.   “Os volumes históricos produzidos por JJ Bellani são uma nova fonte de pesquisa. Ele revisitou o passado e trouxe novos fatos históricos de Santa Bárbara d’Oeste e seus moradores organizados de forma cronológica. Disponível para download no site do CEDOC poderá ser consultado sempre que algum ponto do passado da cidade precisar ser esclarecido”, fala Sandra.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, é gratificante ter o material armazenado no site do Centro de Documentação Histórica, com acesso mundial a quem interessar. “ No último ano tivemos 3900 pesquisas diretas online no site do CEDOC.  JJ Bellani escolher nosso domínio para ser o local de acesso, com disponibilidade para download de sua obra, mostra a confiança que tem no trabalho que realizamos”, enfatiza o superintendente. “ Bellani é um parceiro de longa data. Temos em nosso site também o livro, de sua autoria, ‘Santa Bárbara d’Oeste em um século de esportes’, além dele contribuir com conteúdo, reconhecimento de documentos e fotos, e usar nosso banco de dados como fonte de suas pesquisas”, finaliza.

Para facilitar a quem tenha interesse em ler: primeira parte do livro trata de temas variados sobre a construção da cidade. Já a parte dois começa a cronologia, desde 1818 (quando foi fundada) até 1940 (parte oito), com a linha do tempo. Nos demais capítulos há menções aos monumentos da cidade, uma seleção dos momentos inesquecíveis e o memorial da fama do esporte barbarense. “A última parte, 11, fechei de forma especial com o ‘Memorial da Fama Esportiva Barbarense’. Pesquisa que fiz, detalhadamente, com critérios para escolher os 55 maiores nomes dos esportes barbarenses, com fotos e explicando porque estão nesse capítulo. Garanto que todos vão gostar, até quem não é ligado ao esporte a título de curiosidade”, enfatiza Bellani.

Serviço – O livro “Isto é Santa Bárbara d’Oeste” pode ser acessado, e está disponível para download, através do link http://fundacaoromi.org.br/fundacao/index.php?pag=padrao&op=cedoc&id=3319&op2=not&cat=pesquisa-tematica. O acesso e o download são gratuitos.

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 118, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!