Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Livro de Natthalia Paccola sobre os desastres mentais ocasionados pela pandemia traz reflexões para o retorno às atividades presenciais

A psicanalista e escritora Natthalia Paccola escreveu um livro chamado “2020 – Um Desastre Mental sem precedentes”. Nele a psicanalista avalia e exemplifica o quanto o isolamento social, as incertezas do futuro profissional e pessoal e outros aspectos comuns a maioria das pessoas que seguem em alerta por conta da Covid-19 podem ser danosos para a personalidade e para a maneira que o indivíduo enxerga o outro e em contrapartida, também traz uma visão otimista de como é possível as pessoas enfrentarem essa fase com resignação e tolerância.

Agora com o retorno das atividades presenciais, toda a ansiedade e medo começam a se concretizar. Chega o momento de entender: o que fazer?

Para esse momento de medo e incertezas, a Natthalia Paccola revela que o ideal é manter a calma, respirar fundo e enfrentar o medo. Se for muito difícil esse passo inicial, conversas com os amigos, desabafos com profissionais de psicanálise e reflexões sobre os pontos positivos do retorno podem auxiliar e muito.

Neste contexto, o avanço da vacinação e uma sensação maior de que aos poucos o cenário pandêmico começa a dar sinais de melhora, podem ser um acalanto para os corações mais aflitos, finaliza a profissional que diariamente publica em seu Instagram (@fasdapsicanalise) dicas que ajudam todos a enfrentarem seus medos e os momentos de maior dificuldade.