fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Live aborda o tema maternidade na quarentena

Rosangela Sampaio e Rubiana Enz falam sobre maternidade na quarentena e o assunto “bomba”

Por Rosangela Sampaio

O relacionamento mais importante e duradouro que você pode ter começa quando você traz uma criança ao mundo, já que seu papel como mãe durará enquanto você estiver viva.

O impacto da sua decisão e dos seus comportamentos pode afetar seu filhos, os filhos de seus filhos, enfim, ao longo de gerações.

As delícias e os desafios da maternidade são um tema amplo e complexo, passando pela imagem estereotipada de uma mãe perfeita, que foi construída por tantos anos até chegar à maternidade real exposta por muitas delas nos últimos tempos.

Ser mãe, afinal, já é um desafio por si só, por isso, com a quarentena, as dores e os prazeres de estarmos isoladas com os filhos aumentam.

Você deve gerir o tempo e ter espaço na sua rotina para o trabalho, para a família e para você mesma

Todas nós começamos como amadoras, entretanto, a boa notícia é que podemos aprender muito sobre como ser mães eficazes, ao lermos livros, revistas, artigos que foram escritos e que podem nos dar ideias, fazermos cursos e buscarmos ajuda de especialistas da área, os quais nos ajudarão tremendamente a ser o tipo de mães que queremos ser.

Os desafios da maternidade na quarentena continuam sendo os mesmos, só que intensificados por um cenário caótico de uma pandemia.

Então, é sobre trabalhar, cuidar dos afazeres da casa, das crianças, marido, cachorro, papagaio, periquito e não surtar.

Sobre as alegrias é pensar que não está sozinha, que compartilhar a vida junto e conhecendo um pouco mais de cada um geram muitas emoções positivas, vê-los florescer é, sem dúvida, um presente.

Compartilho com você 3 dicas essenciais para você não pirar:

Definir prioridades:  nenhum lado pode ser deixado, especialmente os cuidados pessoais. Por mais que a mulher esteja focada em dar conta das atividades profissionais e familiares, esquecer-se de si é algo capaz de desequilibrar todas as dimensões da vida, inclusive diante do novo normal que estamos sendo condicionadas a vivenciar.

Gestão do tempo: você deve gerir seu tempo de modo eficiente. Para isso, pode usar técnicas como analise ABCDE para dividir suas tarefas, sem cobranças, atendendo as necessidades do dia-a-dia.

Controle de stress: identificar as causas/estressores e elaborar estratégias para lidar com eles:

  • Cuidados com a saúde;
  • Alimentação saudável;
  • Exercícios físicos, lazer e relaxamento;
  • Resolução de questões emocionais.

Muitas vezes o estresse está relacionado com a gestão do tempo, então, exige mudanças de hábitos e atitudes, principalmente no que diz respeito ao autocontrole e a inteligência emocional.

Confira a o vídeo da live sobre maternidade na quarentena

Quem é Rosangela Sampaio?

Rosangela Sampaio é psicóloga, palestrante, escritora, coach de carreira e apresentadora do programa Mulheres em Flow.

Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher.

Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas, Revista Statto e Programa Em Destaque, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”.

Saiba mais sobre o seu trabalho em @rosangelasampaiooficial.

Comentários