28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Lions Clube recebe doação de sangue na terça-feira

Compartilhe essa notícia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Lions Clube recebe na próxima terça-feira (6) a Campanha de Doação de Sangue. O horário da ação é das 9 às 12 horas. Iniciativa do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em parceria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e os Lions Clube Centro e Pérola. Podem doar todas as pessoas que estiverem dentro dos requisitos. O Lions Clube está localizado na Rua dos Antúrios, 96, na Vila Dulce. As doações no município ocorrem a cada dois meses.

A coordenadora do Planejamento Estratégico da Saúde, Lucimeire Rocha, alerta para importância das doações nessa época do ano. “Como é do conhecimento de todos acontecerá no Brasil a Copa do Mundo de Futebol, em que teremos um aumento da população em várias regiões do país. Este aumento pode levar a um consumo maior de sangue e componentes nos hospitais, principalmente em ações de emergência. Por isso precisamos estar preparados”, destacou.

Segundo dados do Hemocentro, nessa época do ano acontece uma queda no número de doadores. “Precisamos ter um aumento de 20% no quantitativo de doadores para garantia de estoques de sangue nesse período, pela queda no número de doadores que geralmente ocorre com a proximidade do inverno e pelo fato deste grande evento esportivo ser realizado no nosso país”, completou Lucimeire.

Requisitos

Para ser doador de sangue, basta ser saudável, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!