Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Gastronomia

Leve e ótimo para o verão: Quinoa com frutas secas e amêndoas laminadas

O pós- festividades pede receitas leves e saudáveis depois das extravagâncias de final de ano. Uma ótima dica da Dra. Luanna Caramalac  é evitar alimentos industrializados, e incluir muitas fibras, frutas, verduras e grãos, como por exemplo, a quinoa que é rica em fibras, cálcio e ferro, sendo uma ótima opção para enriquecer a alimentação.

 

 

 

 

 

 

Ingredientes: 

2 xícaras (chá) de quinoa em grãos deixadas de remolho por 8 horas (o remolho serve para reduzir os antinutrientes);

4 xícaras (chá) de caldo de legumes natural;

1 cebola picada;

100g de amêndoas laminadas;

100g de damascos secos picados;

100g de uvas passas brancas;

8 tâmaras picadas;

Salsinha picadas e sal a gosto

 

 

Modo de preparo: coloque o caldo para esquentar em uma panela e adicione a quinoa (sem a água do remolho). Assim que ferver, deixar cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Em uma frigideira, refogue a cebola na manteiga. Quando ela estiver transparente, adicione as frutas secas e dê uma boa mexida. Desligue o fogo. Misture com a quinoa, adicione o sal e a salsinha. Um pouco antes de servir, toste rapidamente as amêndoas na frigideira e as acrescente ao prato.

 

 

Nutricionista Dra. Luanna Caramalac Munaro – CRN-3 49383 – atua na área da saúde integrativa com o foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, como: doenças autoimunes, depressão, infertilidade, câncer, diabetes, HAS, compulsão alimentar e emagrecimento.  Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional- VP, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Pós- graduanda em Nutrição Comportamental- IPGS, formação em modulação intestinal.