O que exatamente é uma lesão no pé? Embora seja certamente possível pisar em uma pedra e causar literalmente uma lesão no pé, o termo não significa que uma pedra seja necessária.
Uma “lesão no pé” pode ser usada para se referir a qualquer tipo de dor na sola do pé (geralmente na base do dedão do pé) ou no calcanhar.
Isso pode ser – e frequentemente é – causado por impactos nessas áreas do pé. Pode ser que você tenha caído com força sobre um objeto, como uma pedra ou outra protuberância irregular do solo.
No entanto, também pode ser o resultado de impactos constantes e repetitivos no pé. Os corredores têm uma probabilidade maior de sofrer lesões nos pés, não apenas devido a impactos repetidos no pé, mas também ao cobrir terreno que pode ter apenas algum pequeno objeto à sua espera.
A dor de uma lesão pode ser relativamente leve ou intensa o suficiente para atrasar alguém. A dor às vezes pode ser descrita como aguda, formigamento ou queimação, o que pode ser devido à irritação ou inflamação dos nervos do pé devido à lesão.
Mesmo que você saiba que caiu com força em uma pequena pedra ou objeto, a dor nem sempre vem imediatamente.
Às vezes, aumenta gradualmente e pode levar um ou dois dias para que o desconforto atinja força total. Se a dor for na parte frontal do pé, muitas vezes piora quando os dedos estiverem curvados para cima.
Quais fatores de risco existem para uma lesão no pé?
Algumas pessoas têm maior probabilidade de sofrer lesões do que outras, ou de ter a dor pior ou mais duradoura.
Já mencionamos pessoas que correm, mas qualquer tipo de atividade física que envolva impactos fortes e repetitivos nos pés ao correr ou saltar aumentará a probabilidade desse tipo de lesão.
É por isso que sempre enfatizamos o condicionamento adequado e a prevenção do uso excessivo em atletas; ir muito forte e rápido demais é um caminho para dor e lesões.
No entanto, também existem mais fatores internos e intrínsecos que podem aumentar a probabilidade de lesões.
Se você estiver passando por uma situação particularmente dolorosa ou grave que esteja afetando sua mobilidade diária, não hesite em nos contatar imediatamente.
Não queremos que você sofra com excesso de dor ou desconforto se não for necessário!
Além disso, se você estiver buscando assistência adicional ou um acompanhamento mais detalhado, considere também a opção de atendimento domiciliar.
O atendimento domiciliar pode fornecer cuidados personalizados no conforto de sua casa, o que pode ser especialmente benéfico para casos de lesões nos pés e tornozelos, onde a mobilidade pode ser limitada.
VEJA TAMBÉM
De aluna a atriz nas principais plataformas de streaming
12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Bárbara tem programação divulgada
Carreta viaja mais de 3 mil km e até por rio para levar cinema gratuito ao coração da Amazônia