Skip to content
Primary Menu
  • Analice Nicolau
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Justiça e Ministério Público contestam suspensão de Presidente do Sindicato Têxtil

Dennis Moraes 31 de janeiro de 2025 2 minutes read
Sindicato Têxtil

Foto: AnderConSBO

  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Irregularidades em assembleia extraordinária podem levar à reintegração de Cláudio Peressim ao cargo de presidente sindical

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, representado pelo procurador Marcel Bianchini Trentin, apresentou parecer em um processo que envolve a destituição do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Santa Bárbara d’Oeste. A ação judicial, movida por Cláudio Peressim, questiona a legalidade de sua suspensão do cargo, solicitando o retorno à presidência e a nulidade de decisões tomadas em assembleia extraordinária.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

No parecer, o MPT destacou a importância de respeitar os princípios de liberdade e autonomia sindical, previstos na Constituição Federal e nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O órgão apontou irregularidades formais na convocação de reuniões e na condução do processo de destituição, como a falta de previsão estatutária para a suspensão do presidente e a realização de assembleias sem garantia de ampla defesa e contraditório.

Contexto do Caso

Peressim foi afastado do cargo em assembleia realizada em agosto de 2024, sob acusações de malversação de recursos e prejuízos ao sindicato. Ele alega que houve irregularidades no processo, incluindo a suposta falsificação de assinaturas em listas de apoio e restrições ao acesso de seus advogados à assembleia.

O advogado Eduardo Bonfim, que representa Cláudio Peressim, ressaltou a gravidade do caso:
“A atuação do sindicato foi marcada por claras violações ao estatuto e ao princípio democrático. Estamos confiantes de que a justiça será feita e os direitos do presidente, devidamente restabelecidos.”

O MPT reconheceu os vícios formais e recomendou a reintegração de Peressim ao cargo, com a possibilidade de convocação de uma nova assembleia, desde que sejam respeitados os prazos e garantias legais.

O parecer agora será avaliado pela Vara do Trabalho de Santa Bárbara d’Oeste. Caso o juiz acate a recomendação do MPT, o sindicato deverá realizar uma nova assembleia, garantindo a participação democrática dos trabalhadores.

  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO
  • JOÃO DO OURO

A decisão destaca a necessidade de observância das normas estatutárias e a importância da democracia interna nas entidades sindicais.

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: advogado Eduardo Bonfim Cláudio Peressim Ministério Público do Trabalho Sindicato Têxtil

Post navigation

Previous: Vereador Carlos Fontes quer criar lei que proíbe eventos com apologia ao crime e ao uso de drogas
Next: A importância da prevenção das maloclusões desde a infância

Leia também:

torneira
  • Santa Bárbara d´Oeste

Moradores da Zona Leste de Santa Bárbara podem ter alteração no abastecimento de água na terça-feira

Dennis Moraes 7 de novembro de 2026
BARRACÃO 8 (2)
  • Santa Bárbara d´Oeste

Restauro do Barracão 8 avança e prevê novo espaço cultural no Complexo Usina Santa Bárbara

Dennis Moraes 6 de novembro de 2026
natal no tivoli
  • Santa Bárbara d´Oeste

Tivoli Shopping abre temporada de Natal com chegada do Papai Noel e espetáculo de luzes neste sábado

Dennis Moraes 6 de novembro de 2026
  • CLIQUE NA IMAGEM
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente