sex. jan 24th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Juninho Dias pede informações sobre semáforo na Avenida Brasil e sugere melhorias no trânsito do Zanaga

O vereador Juninho Dias (PMDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre semáforos instalados na Avenida Brasil e uma indicação em que sugere melhorias no trânsito do bairro Antônio Zanaga, no cruzamento das avenidas Graciliano Ramos e João Nicolau Abdalla, com a possibilidade de instalação de um semáforo no local.

 

Semáforos da Avenida Brasil

 

No requerimento, o parlamentar cita os semáforos instalados nos últimos meses na Avenida Brasil, na altura do número 1500, que foram recentemente desativados pela prefeitura. “Sabe-se que o local é de grande fluxo de veículos e, em horários de picos, o semáforo ligado estava formando trânsito e travando parte da via que antes fluía com facilidade”, relata.

 

“Poucos metros à frente desse local já existem semáforos que funcionam de maneira eficaz, tornando as novas instalações sem necessidade urgente aparente. Na cidade de Americana há locais realmente perigosos que necessitam urgentemente de instalações de semáforo, com o objetivo não só de melhorar a mobilidade urbana, mas também de evitar acidentes com veículos e pedestres”, acrescenta Juninho.

 

O parlamentar pergunta no documento qual o motivo do desligamento do semáforo e se houve solicitações da população para que fosse desativado. Questiona, ainda, se existem estudos para reativação ou retirada do equipamento do local e, em caso de desligamento definitivo, se existe a possibilidade de reaproveitamento do semáforo em outro local.

 

Trânsito do Zanaga

 

Na indicação, Juninho afirma ter sido procurado por moradores que relataram as dificuldades enfrentadas no cruzamento das avenidas Graciliano Ramos e João Nicolau Abdalla, no bairro Antônio Zanaga.

 

O parlamentar relata ainda ter constatado os problemas no local, e pede a instalação de um semáforo no local, sugerindo o reaproveitamento do equipamento desativado na Avenida Brasil, caso seja possível. “Trata-se de um cruzamento altamente movimentado de duas vias importantes do bairro e com grande fluxo de veículos de passeio, ônibus e também de pedestres, o que torna a situação ainda mais perigosa, com altos riscos de acidentes. O local é próximo a um distrito industrial, intensificando o trânsito em horários de picos”, destaca.

 

“Os ônibus que trafegam pelo cruzamento passam sem reduzir a velocidade, apresentando reais riscos com pedestres. Várias vezes soubemos de casos de pedestres que ficaram no meio da via em tentativas perigosas de travessia por falta de uma sinalização devida, problemas estes que seriam sanados com a instalação do semáforo”, conclui.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (29). A indicação será relacionada na pauta da mesma sessão e encaminhada ao setor competente da prefeitura para análise e atendimento.

Comentários

Dennis Moraes