Juca discute necessidade de fornecimento de água de reuso para fins industriais

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), esteve reunido, na manhã de ontem (18), com o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, para discutir a necessidade do município em fornecer água de reuso para as indústrias têxteis em vez de água bruta. O parlamentar citou o longo período de estiagem que o Sudeste tem enfrentado, em especial o Município, que já tem criado mecanismos para conter o desperdício e promover o uso consciente.

“Santa Bárbara é um polo têxtil importante, com empresas que fornecem tecidos e que necessitam de um grande volume de água para manter sua produção”, afirmou Juca, ressaltando que, em virtude do momento de escassez de água, o DAE vem restringindo o fornecimento de água bruta para as empresas em alguns períodos, o que vem prejudicando a produção.

“Precisamos trabalhar junto aos governos federal e estadual para viabilizar investimentos, inclusive com Parcerias Público Privadas para que possamos reaproveitar os efluentes das ETAs (Estações de Tratamento de Águas) para fins industriais”, explicou. Segundo o parlamentar, a queda no fornecimento de água para as empresas têxteis provoca redução na produção, o que influencia diretamente na diminuição da geração de empregos e na arrecadação de tributos no Município.

Durante a reunião, Juca se comprometeu a levantar informações junto à Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado para saber se existe verba do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídrico) para esta finalidade. “Estaremos trabalhando para conseguir recursos para construção de estação que possa fornecer água de reuso para as indústrias têxteis, o que seria uma solução para o problema enfrentado pelas empresas e beneficiaria a população do município, que teria mais água disponível para o uso”, finalizou Juca.

Comentários

Notícias relacionadas