7 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Jovens que completam 18 anos em 2023 têm até 30 de junho para fazer o Alistamento Militar

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Os rapazes novaodessenses que completam 18 anos em 2023 têm até o dia 30 de junho para fazer o Alistamento Militar obrigatório. De acordo com a 107ª Junta de Serviço Militar de Nova Odessa o alistamento deve ser realizado no site www.alistamento.eb.mil.br, em qualquer horário e dia da semana. Outra forma de preencher o formulário é através do aplicativo do Exército Brasileiro (eb.mil.br/ap).

 

O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Para quem não tem acesso a um computador, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android.

 

Para se alistar, são necessários Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de endereço, endereço de e-mail e telefone. No próprio portal, é possível pagar a taxa e imprimir o Certificado de Dispensa de Incorporação para comprovação da inscrição junto às Forças Armadas.

 

No entanto, os jovens nascidos em anos anteriores que ainda não estão quites com o Alistamento Militar devem se apresentar à Junta de Serviço Militar para regularização da situação. Ou seja, apenas as classes anteriores a 2005 (os atrasados) deverão fazê-lo presencialmente, já que o sistema on-line não permite o preenchimento do formulário, e também porque será necessário recolher a taxa de R$ 5,24 referente à multa.

 

De acordo com a Junta de Nova Odessa o Alistamento do jovem que completa 18 anos em 2023 é feito exclusivamente pelo site. O órgão está atendendo de forma presencial apenas as classes anteriores a 2005, porque eles não conseguem fazê-lo pelo site, e também os jovens que são o único responsável pelo sustento da família e que precisam apresentar o requerimento pedindo dispensa de incorporação e documentos que comprovem sua condição.

 

PCDs

 

O jovem portador de necessidade especial física aparente poderá solicitar a dispensa, bastando entregar o requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID – que é a Classificação Internacional de Doenças. Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à Junta do Serviço Militar por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório.

 

Todos os rapazes do ano de 2005 devem participar do processo, independentemente do mês de nascimento. Como Nova Odessa é um município não tributário ao contingente, os jovens que se alistam são normalmente dispensados, exceto aqueles transferidos de outras cidades ou que residem na cidade há pouco tempo.

 

A 107ª Junta de Serviço Militar de Nova Odessa fica na Praça Ângelo Paulon, nº 7, junto à sede da GCM (Guarda Civil Municipal), no Jardim Santa Rosa, próximo à Rodoviária Municipal. A Junta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 17h. Mais informações podem obtidos através do telefone (19) 3476-1300.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!