28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Joi recorre ao Conselho Superior do MP contra arquivamento de denúncia de assoreamento de represa

Compartilhe essa notícia!

Com apoio da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal e da Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (APASB), o vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recorreu ao Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo contra o arquivamento de denúncia feita por ele à Promotoria do Meio Ambiente. Em novembro do ano passado, o vereador denunciou o assoreamento da lagoa da Usina Santa Barbara, localizada na SP-135 (Rodovia Dona Margarida da Graça Martins). Segundo o parlamentar, o assoreamento foi provocado em função de obras de implantação dos loteamentos Cintec e Residencial Firenze, nas proximidades dessa represa.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/joi.fornasari.1/videos/446467452229348/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Joi constatou o assoreamento quando a referida lagoa foi esvaziada para a execução de obras para controle de enchentes na rodovia. Na representação para instauração de inquérito civil, o vereador pedia a apuração da lesão, das responsabilidades, além da recomposição de meio ambiente degradado. Junto à denúncia, o parlamentar encaminhou fotografias e cópia de uma moção apresentada por ele ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), pedindo que o órgão efetuasse a retirada de terra oriunda do loteamento Cintec que se acumulava às margens da estrada, o que poderia contribuir para acidentes.

No documento encaminhado ao Conselho Superior do MP, o vereador reitera que não foram as obras rodoviárias para controle das enchentes que provocaram o assoreamento. “Essas obras apenas possibilitaram a visualização da gravidade do problema, uma vez que, para serem realizadas, foi necessário o esvaziamento da lagoa. Com a abertura de loteamentos em todo o entorno desse reservatório, com a retirada da cobertura vegetal, asfaltamento de vias e inclinação de terrenos, ocorreram e ainda ocorrem deslizamentos de terra”, disse, ressaltando a importância dessa represa para o meio ambiente da região, além do fato de o local servir como reservatório de água para o Município, atuando no apoio ao sistema de abastecimento da cidade.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!