Capivari 

Janeiro Branco em Capivari tem programação variada

Entre as atividades agendadas estão palestra e exibição de filme

Com o intuito de mobilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, diversas ações estão programadas para ocorrer em Capivari neste mês, com base na lei municipal 5.502/2018, que instituiu na cidade, no ano passado, o Janeiro Branco, campanha de estímulo ao cuidado do bem-estar da mente. A abertura oficial da programação acontece nesta terça-feira (15/01), às 19h30, com evento no plenário da prefeitura. Na ocasião, a psicóloga Marli Oliveira ministra palestra com o tema “A Importância da Prevenção em Saúde Mental”. As atividades têm entrada gratuita. A realização é da Adusmec (Associação dos Usuários da Saúde Mental de Capivari), com apoio da Prefeitura. O Janeiro Branco foi estabelecido por meio do projeto 018/2018 – de autoria do vereador Dr. Guacyro Justino Alfredo -, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Na quinta-feira, dia 17/01, como parte do Janeiro Branco tem, às 9h30, na sede da Adusmec, exibição da primeira parte do filme “Nise: O Coração da Loucura”. O longa-metragem, dirigido por Roberto Berliner e ambientado nos anos 1950, trata da história de uma psiquiatra que, por ser contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, é isolada pelos outros médicos. Ela, então, assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e utilizando a arte. Em seguida, acontece roda de conversa sobre a obra cinematográfica, com participação de Rogério Antonio Alves, integrante da associação cultural Casa Destelhada; do psicólogo Rafael Gomes Carneiro; da assistente social Karina Pierrobon e da psicóloga Iara Ferracciu Pagotto.

No dia 24, também às 9h30, acontece a projeção da segunda parte do filme “Nise – O Coração da Loucura”, na sede da Adusmec, seguida de discussão sobre o longa, com a presença de Alves, Carneiro, Karina e Iara.

JANEIRO BRANCO
PROGRAMAÇÃO
15/01
19h30 –
Abertura oficial do Janeiro Branco, com a palestra A Importância da Prevenção em Saúde Mental, ministrada pela psicóloga Marli Oliveira, no plenário da Prefeitura (rua XV de Novembro, 639 – 1º andar – auditório);

17/01
9h30 –
Exibição da primeira parte do filme Nise – Coração da Loucura, com roda de conversa sobre o longa-metragem, na sede da Adusmec (rua André de Melo, 286, Centro)

24/01
9h30 –
Exibição da segunda parte do filme Nise – Coração da Loucura, com roda de conversa sobre o longa-metragem, na sede da Adusmec (rua André de Melo, 286, Centro)

Comentários

Leia também...