SB24Horas

Notícias na hora certa!

ITAÚ: Ex programador comenta bug do aplicativo e afirma que retirá-lo do ar foi a melhor alternativa

Divulgação / MF Press Global

De acordo com Bendev Junior, essa decisão permite que a empresa evite perdas e tenha um tempo mais “confortável” para analisar a causa do erro

 

Na manhã da última quinta-feira (03/03), o aplicativo do Banco Itaú passou a apresentar falhas. Segundo relatos de clientes, o problema estava relacionado ao saldo, o que fez com que diversas pessoas tivessem seu dinheiro retirado da conta sem autorização, enquanto outras ou receberam altos valores que não correspondiam às suas entradas, ou pagaram faturas mas continuaram com o valor na conta.

 

Como forma de tranquilizar os clientes, o banco soltou uma nota no Twitter, afirmando já estar trabalhando com seu time de tecnologia para resolver o problema e regularizar as funcionalidades do aplicativo. Porém, o app acabou saindo do ar, após reclamações contínuas dos usuários.

 

Bendev Junior, empreendedor, programador e influenciador digital, explica que o motivo que leva um sistema a “quebrar”, como aconteceu com o Itaú, muitas vezes está relacionado a alguma funcionalidade nova que estava sendo criada, e na hora de subir para o “ambiente de produção”, quebrou para alguns ou faltou alguma função. Porém, o profissional afirma que é difícil analisar o caso sem ver os “logs”.

 

“E por esse motivo, a melhor alternativa é tirar [o aplicativo] do ar, porque caso ele continuasse no ar, além de causar prejuízo para a empresa, já que alguns usuários disseram no Twitter que receberam e gastaram, também pode gerar um desconforto até mesmo para quem não tem nada a ver, e para quem não teve mudanças na conta”, esclarece o programador.

 

No momento em que retirou o site do ar, a empresa não havia dado estimativa para que os serviços voltassem a funcionar normalmente. Mas, no final da tarde do dia 03, os correntistas começaram a conseguir acessar novamente suas contas bancárias. A instituição financeira explicou que foi detectado um ‘problema de intermitência’, responsável por afetar os sistemas da empresa.

 

“O Itaú se preocupa muito com algo que chamado de Experiência do usuário (UX ou CX), e algo nesse porte, que incomoda e deixa esse certo desconforto aos usuários, não faria jus a eles”, afirma Bendev, que trabalhou em projetos do banco durante um período de quase dois anos.

Bendev Júnior

Sobre o Bendev Júnior

Benedito Manoel da Silva Junior, mais conhecido como Bendev Junior, é um empreendedor, programador e influenciador digital brasileiro. Foi sócio e desenvolvedor Java de uma empresa de desenvolvimento de softwares, e, junto com os outros sócios, criou um sistema de controle de estoque, que foi vendido posteriormente, em 2014.

O empreendedor é considerado por empresas e sites especializados como referência na área tecnológica no Brasil, e recentemente foi citado como o maior influenciador da sua área em Mato Grosso. Em 2021, foi homenageado pelo Parlamento de Poconé, sua cidade natal, e, no mesmo ano, recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Cuiabá (capital), que reconheceu Bendev como novo empreendedor de tecnologia digital e mídia.

Divulgação / MF Press Global