20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Isolamento social em São Paulo é de 47%, aponta Sistema de Monitoramento Inteligente

Compartilhe essa notícia!

 

Santa Bárbara d´Oeste segue com apenas 42% de isolamento social

 

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 47% nesta terça-feira (5).

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Doria determina luto em SP por vítimas do coronavírus

Decreto será publicado no Diário Oficial desta quinta (7) e vai vigorar até o fim da pandemia; Estado já superou marca de 3 mil mortes pela COVID-19

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (6) que haverá luto oficial em todo o Estado de São Paulo em respeito e pesar às vítimas fatais do coronavírus. Até o início da tarde desta quarta, eram 7.921 mortes provocadas pela COVID-19 em todo o país, com 3.045 óbitos em São Paulo.

“A partir de amanhã, teremos luto oficial em todo o Estado de São Paulo. Lamentavelmente, ultrapassamos 3 mil mortos com coronavírus, é o maior volume da história do Estado em uma circunstância de menos de 60 dias”, declarou o Governador. “Em respeito às famílias e amigos destes que perderam vidas, será um gesto de solidariedade. E, lamentavelmente, daqueles que ainda vão perder as suas vidas”, acrescentou Doria.

O decreto de luto oficial será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta (7) e valerá até que a crise sanitária seja superada. Com o texto em vigor, as bandeiras hasteadas em todas as repartições públicas e instituições de ensino devem permanecer a meio mastro, em homenagem à memória dos mortos pela COVID-19.

O número de mortos em São Paulo por COVID-19 subiu 7% em apenas um dia. Em relação a infectados, o total chegou a 37.853 casos – aumento de 10% em relação ao dia anterior – confirmados de pacientes com COVID-19 nos 645 municípios paulistas.

A taxa de internação em leitos de terapia intensiva destinados a pacientes de COVID-19 era de 67,2% em todo o Estado, mas subia para alarmantes 86,6% na Grande São Paulo. O número de internados por suspeita ou confirmação da doença era de 3.404 em UTIs e 5.197 em enfermarias em todas as regiões do Estado.

Epicentro

São Paulo permanece como epicentro da pandemia do coronavírus no Brasil. O país registrava nesta quarta um total de 114.715 casos confirmados de COVID-19.

As taxas de isolamento social somaram 47% em todo o Estado e 48% na capital na última terça (5) – o índice considerado ideal é de 70%. O decreto estadual de quarentena em São Paulo está em vigor até o próximo dia 10.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!