18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

IPVA e imposto de renda: é necessário declarar o imposto no IRPF?

Compartilhe essa notícia!

IPVA e IRPF são impostos que deixam os brasileiros tensos, tanto pelo valor despendido para pagamento, quanto pelas implicações do não pagamento

 

Se tem duas coisas que deixam os brasileiros de cabelo em pé sempre que se inicia um novo ano são o IPVA e o Imposto de Renda.

 

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma obrigação anual, que pode representar um bom valor do orçamento, já que as alíquotas do imposto chegam a 4% do valor venal do veículo, a depender do veículo e do estado de origem. Em Roraima o IPVA 2023 RR terá a alíquota mais alta fixada em 3%, por exemplo.

 

Por outro lado, o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) também pode abocanhar uma grande quantia. No Brasil, realizar a declaração do imposto de renda é obrigatório para qualquer pessoa que tenha tido ganhos superiores a R$28.559,70, sendo que o imposto tem tabela progressiva de acordo com os ganhos tributáveis de cada pessoa, que pode chegar até 27,5%.

 

Em 2023, o prazo para entrega da declaração é dia 31 de maio, sendo que a declaração é realizada com base nos rendimentos do ano anterior, 2022. Caso o cidadão não tenha recolhido em 2022 o valor correto de impostos sobre os seus rendimentos tributáveis, deverá pagar o que falta juntamente com a entrega da declaração deste ano.

 

A declaração de imposto de renda, em geral, pode ser realizada por um contador, que é o profissional capacitado para orientar sobre a documentação necessária, bem como definir os rendimentos tributáveis e para os quais não há necessidade de tributação. Nesse momento surgem muitas dúvidas e uma muito comum é sobre a necessidade de declarar o IPVA no IRPF.

 

Por ser um imposto e não renda, não há a necessidade de declarar o IPVA do veículo no imposto de renda, mas atenção: é necessário declarar o veículo. Por se tratar de um bem, é necessário sim que o veículo seja incluído em sua declaração, e isso independe do valor de mercado do carro.

 

Para efetuar sua declaração da maneira correta, procure pelo auxílio de um contador habilitado. Dessa forma, garantirá não ter nenhuma surpresa no futuro com a malha fina da Receita Federal e o surgimento de mais impostos e possíveis multas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!