16 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Investimentos chineses promovem trânsito silencioso a países ocidentais

Compartilhe essa notícia!

Brasil está entre os países que receberam investimentos de grandes indústrias chinesas, a fim de promover expansão e reindustrialização

Com o avanço da tecnologia, a China está realizando investimentos bilionários em várias nações ocidentais, incluindo o Brasil. A fim de garantir expansão nos negócios, a implementação de veículos eletrificados pelo Oriente permite novas perspectivas para o mercado chinês, ao mesmo tempo em que impulsiona avanços tanto tecnológicos quanto econômicos ao Brasil.

 

Entre as vantagens na implementação de veículos elétricos ou eletrificados, como são conhecidos os automóveis híbridos, está a diminuição da poluição sonora, avanço que começou a ser estudado em Pequim há cerca de 15 anos. De acordo com Cássio Pagliarini, consultor automotivo da Bright e ex-diretor de marketing da Hyundai, o país aderiu ao modelo ao buscar alternativas para se manter competitivo no mercado automotivo mundial.

 

Pagliarini afirma que o governo chinês descartou a produção de veículos à combustão pela concorrência já estabelecida em países como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e regiões da Europa. Com isso, a China optou pelo investimento e desenvolvimento em novas tecnologias para a criação de baterias, a fim de potencializar a fabricação de carros eletrificados.

 

Os investimentos para esse tipo de veículo permitiram que a China passasse a ser o país com a maior frota vendida de carros elétricos atualmente. De acordo com a Agência Internacional de Energia, em 2022, as vendas de veículos eletrificados atingiram a marca de 10 milhões de unidades, sendo 60% das vendas apenas na China.

 

Investimentos no Brasil

 

Recentemente, as gigantes BYD e Great Wall Motors (GWM), empresas que fabricam esses modelos, anunciaram investimentos bilionários no Brasil. A BYD foi responsável pela aplicação inicial de R$ 3 bilhões em uma indústria antes pertencente à Ford, localizada em Camaçari, na Bahia. Já a GWM anunciou o aumento na produção de 20 mil para 100 mil unidades de veículos eletrificados por ano em Iracemápolis, interior de São Paulo.

 

De acordo com Alexandre Baldy, conselheiro da BYD no Brasil, o intuito desse investimento é possibilitar a expansão na fabricação de híbridos e veículos totalmente elétricos, além de garantir ao país a oportunidade de reindustrialização, como visa o governo brasileiro.

 

Além disso, a BYD estipula estar entre as maiores montadoras do país nos próximos cinco anos. A expectativa é que cerca de 70% da produção seja feita no Brasil. Hoje, a empresa chinesa é considerada a maior produtora de veículos elétricos do mundo, ultrapassando recentemente a americana Tesla, do bilionário Elon Musk.

 

Os investimentos feitos no Brasil pelas gigantes chinesas promovem, além de oportunidade de emprego, movimentação na indústria e crescimento dos países envolvidos, além de bem-estar aos moradores pela diminuição dos ruídos, através do trânsito silencioso promovido pelos carros elétricos ou híbridos.

 

Embora essa tecnologia para veículos eletrificados ainda esteja sendo implementada no país, o Brasil hoje conta com automóveis modernos que possuem recursos inovadores, a fim de atender a necessidade dos brasileiros. Como os carros Onix seminovos, por exemplo, que, apesar de não serem zero km, já são mais silenciosos que veículos de anos anteriores.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!