RMC Saúde 

Inverno exige cuidados especiais com a pele


Docente do Senac Americana orienta como deixar a pele com aparência mais saudável

 

Com o clima mais frio e seco do inverno, é comum a pele ficar mais seca e apresentar rachaduras em algumas áreas como mãos, rosto e pés. Nesse período, é importante adotar medidas para melhorar a aparência e deixar a pele com aspecto mais saudável. E não basta a aplicação de cremes, é preciso ter outras atitudes, como manter uma vida saudável, e, dessa forma, prevenir o envelhecimento precoce do tecido.

 

A docente de estética do Senac Americana, Mariela Martignano Rosalen, orienta que para melhorar a aparência da pele no inverno é necessário beber, no mínimo, dois litros de água por dia, evitar banhos muito quentes e demorados. “A pessoa deve higienizar sempre o rosto antes de dormir, para remover as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros, preparando, assim, a pele para aplicação de hidratantes específicos para o rosto e corpo. É importante manter uma alimentação saudável, com a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, como azeite de oliva, frutas vermelhas, peixes e frutas cítricas”, explica.

 

O cuidado diário, mesmo no inverno, é necessário para deixar a pele mais bonita e saudável apesar do frio. “Isso inclui a higienização com sabonete específico para cada tipo de pele, o uso de tônico para equilibrar o pH e, no período diurno, usar protetor solar. À noite, é preciso passar um hidratante ou algum produto específico antienvelhecimento. Também é importante utilizar um esfoliante uma vez por semana”, explica Mariela.

 

Segundo a docente, no inverno, a hidratação e o protetor solar são essenciais, isso porque a incidência dos raios UVA e UVB atingem a pele praticamente da mesma forma no verão e na estação mais fria. “O protetor nunca deve ser dispensado, pois, mesmo com o sol sendo mais fraco nesse período, ele também pode causar manchas. Se a pessoa estiver realizando um tratamento de peeling, por exemplo, o protetor deve ser aplicado e reaplicado durante o dia”, reforça.

 

Mariela também destaca que o uso do Fator de Proteção Solar (FPS) diariamente contribui para a prevenção de câncer de pele e fotoenvelhecimento, além de atuar como antioxidante. “E mais do que aplicá-lo é muito importante saber a forma e a quantidade correta de protetor solar utilizado. Ele deve ser aplicado após a higienização da pele e antes do uso de maquiagens, e a quantidade correta é de 1mg, ou seja, uma quantia similar a uma colher de chá cheia”, orienta a docente.

 

Procedimentos faciais – No inverno, há um crescimento na procura por tratamentos faciais, já que é uma época adequada para tratamentos de manchas, envelhecimento, acne e outros, devido a menor exposição solar. Os indicados para o inverno são as hidratações faciais e corporais, peelings químicos, peelings de cristal, peelings de diamante, limpeza de pele, entre outros. Os peelings são utilizados como método terapêutico de esfoliação da pele, com a finalidade de promover uma renovação celular.

 

Para quem pretende atuar na área, o Senac Americana oferece o curso Técnico em Estética e Técnico em Massoterapia, além de diversos cursos de curta duração voltados para a beleza e estética.

 

Mais informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/americana, na unidade ou pelo telefone (19) 3621-1350.

 

 

Serviço:

 

Técnico em Estética

Data: 29 de agosto de 2016 a 24 de agosto de 2018

Horário: segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30

 

Técnico em Massoterapia

Data: 15 de agosto de 2016 a 24 de abril de 2018

Horário: segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30

 

 

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo

Informações e inscrições: pelo site www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.

Comentários

Leia também...